quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dragão do Mar prepara programação infantil especial para as férias

Fuxiquinho no Dragão traz atividades gratuitas diversas durante todo o mês de julho
Durante o mês de julho, quando as férias escolares chegam, muitos pais ficam aflitos em busca de opções de arte, cultura e entretenimento para oferecer aos filhos. Pensando nisto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia a partir deste final de semana uma série de atividades gratuitas que durante todo o mês contemplarão o público infantil. As atividades integram a programação o projeto especial de férias “Fuxico no Dragão” e visam incluir as crianças no calendário cultural oferecido pelo equipamento, estimulando-as ao conhecimento e consumo de bens culturais e produção de bens simbólicos, a partir de um variado leque de opções de cultura, entretenimento e arte-educação.

Todos os sábados, no Fuxiquinho no Dragão, peças de teatro infantil são realizadas às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Todos os domingos, a partir das 17h, na Arena Dragão do Mar, acontece a oficina educativa para elaboração de carteiras ecológicas, além de muitas brincadeiras e jogos. Confira a programação completa:

Fuxiquinho no Dragão

Teatro Infantil

E o Trem Partiu
Companhia CLE – Circo Lúdico Experimental
Direção: Sâmia Bittencourt

O trem já está pronto para mais uma viagem. O guarda e o ajudante preparam a estação para a partida. E na hora marcada o trem parte, deixando quatro distraídas mulheres, desoladas. E agora? À espera do próximo elas se distraem entre cambalhotas e galhofas. Inspirado em uma cena do filme Os Palhaços de Frederico Fellini, o espetáculo de acrobacia cênica E o Trem Partiu é um experimento acrobático da CIA CLE - Circo Lúdico Experimental, que transita entre as linguagens do circo, do teatro e da música. Circulando entre as praças, ruas e teatros de Fortaleza desde 2011, o espetáculo vem amadurecendo e conquista o público de todas as idades. No ano de 2012 foi premiado nos seguintes editais: Categoria Trupes e Grupos da SECULTFOR, Programação do Centro Cultural Dragão do Mar: Nas ruas do Dragão, e em breve iniciará circulação pelo Artes na Rua da FUNARTE.
Dia 06, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

Ch@furdo
Dona Zefinha – Direção: Orlângelo Leal

O espetáculo Ch@furdo  é o mais novo trabalho do grupo Dona Zefinha. Elenco formado pelos irmãos Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Marcio. Com este trabalho, a equipe retorna aos primeiros espetáculos e exercícios teatrais dos anos noventa, quando o grupo ainda era chamado de “Trupe Metamorfose”. Em 1997, o grupo montou “Três Faniquitos sem Concerto”, foi o primeiro contato com a estética do clown e música excêntrica. Na nova empreitada, o grupo investiga as artes da palhaçaria, cinema mudo, teatro físico e musicalidade processado num misancene cômico que vai do regional ao universal.  Os atores mantêm o clown adquirido ao longo da carreira, mas atuam de cara limpa. Os figurinos e adereços discretos contribuem para um tom mais naturalista de comicidade. O espetáculo foi concebido para lugares diversos, dialogando com o público através do não verbal, microtextos, voz de comando, outras línguas, sons e ruídos. O processo investigativo foi a busca do ator autônomo, consciente de seu ofício, que domina o espaço cênico e faz contato com o público em busca de um jogo teatral bem divertido e prazeroso.
Dia 13, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

A Lenda da Mãe d´Água
Grupo Ânima de Teatro de Bonecos

Um menino, curioso, gostava de brincar no rio. Numa noite ele vai, porém aquela não é uma noite comum. É noite da mãe d’água subir a superfície. Inspirada em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional, Mãe d’Água apresenta o mistério delineado pela ingenuidade e imaginação.
Dia 20, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

  Rainha de Nada
Cia. Epidemia de Bonecos / Direção: Cláudio Magalhães

Num reino distante, vivia em plena harmonia, seguindo o seu ritmo, até que a princesa Finfon muda o curso da história: prende o seu irmão, o Rei Doméri, e torna-se rainha. Ela é alérgica à música e proíbe a alegria do reino. Usando o Teatro de Animação, mostramos a Rainha de Nada, a partir de fatos do cotidiano de um reino, onde sua rainha é protagonista de intolerâncias, travando-se uma luta do povo em busca da justiça. São vivenciadas situações onde aprendemos a dividir ideias e que juntos, amigos e família, podemos alcançar qualquer objetivo. Um Mestre de Cena conduz a narração, propiciando uma comunicação direta com o público, dando maior dinâmica à história. A concepção cênica é fundada no espírito do Teatro de Mamulengos.
Dia 27, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.


Oficina de Carteiras Ecólogicas

Oficineiro: Ricardo Cavalcante

A oficina visa ensinar as crianças a como reaproveitar a embalagem do leite longa vida, transformando-a numa carteirinha porta moedas, em cartões e cédulas. O oficineiro Ricardo Cavalcante é artesão. Tem mais dez anos como artista visual e professor de pintura. Vem se especializando no trabalho com artesanato sustentável e ministrando cursos de carteiras ecológicas.
Todos os domingos, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Pintando e Brincando no Dragão do Mar



Todos os domingos, a partir das 16h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Planetário Rubens de Azevedo

Além da programação especial de férias, a criançada pode conferir outras atrações. De quinta a domingo, tem sessões no Planetário Rubens de Azevedo. Os ingressos custam R$ 8,00 a inteira e R$ 4,00 a meia entrada. Confira a agenda das sessões:
Quintas e sextas-feiras
18h - O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
19 - Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
20h - Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
Sábados e domingos
17h - O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
18h - Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
19h - A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.
20h - Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
Nos dias 20 e 21, às 19h, o Planetário Rubens de Azevedo realiza, no pátio externo, o Noite das Estrelas. Quando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes. O acesso é gratuito.

Múltiplas Linguagens





Outras opções de lazer infantil são os Encontros do 5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins, que promovem atividades de escoteirismo. Os encontros acontecem todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. O acesso é gratuito.
No dia 27 de julho, a partir das 17h, na Praça Almirante Saldanha, acontece também o Encontro Cearense de Malabares, que ensina aos jovens iniciantes a prática dos malabares.
No Museu da Cultura Cearense, sala 3, permanece em cartaz a exposição Brinquedo - A Arte do Movimento. A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam à Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário