quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Negócios - Ministro do TCU, Augusto Nardes, participa do Fórum Ideias em Debate da FIEC



O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, é o convidado da nona edição do Fórum Ideias em Debate, que acontece na próxima segunda-feira (19/10), às 18h30, na Casa da Indústria, sede da FIEC, em Fortaleza.
O ministro Augusto Nardes profere palestra e lança o livro “Governança Pública: o desafio do Brasil”. A mediação será da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Soraia Dias Victor. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
 

Sobre o livro


Por que há filas imensas nos hospitais públicos? Por que nossa educação não ensina como deveria e não produz inovações? Por que as despesas públicas exigem uma das cargas tributárias mais altas do planeta? Por que motivo nossas estradas, portos e aeroportos não têm a qualidade dos países mais avançados? Uma reflexão sobre essas questões que intrigam o Brasil é o que propõe a leitura da publicação “Governança Pública: o desafio do Brasil”, de autoria de Augusto Nardes, Cláudio Sarian Altounian e Luis Afonso Gomes Vieira, que apresenta a Governança Pública como tema central ao desenvolvimento do Brasil. Por meio de uma abordagem pragmática, com a ilustração de diversos casos analisados pelo controle externo em áreas econômicas e sociais, são apresentadas as causas primárias para a solução de desafios históricos de nosso país.

A manutenção da estabilidade macroeconômica, a racionalização dos gastos públicos, a melhoria das políticas de educação, pesquisa, inovação tecnológica e saúde, a otimização da infraestrutura e a promoção da inclusão social e regional são caminhos apontados no livro como prioritários para que o Brasil consiga traduzir a sua imensa riqueza natural e seu enorme potencial humano em resultados efetivos para o bem-estar da população. Os autores defendem a melhoria da governança, entendida como a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das políticas e serviços públicos para atender de forma efetiva as necessidades e demandas da população.

O livro apresenta uma abordagem sobre a atuação do Estado no desenvolvimento, os desafios que precisam ser vencidos e o papel da governança como catalisadora de todo o processo. Traz, ainda, estudo de caso da implantação da governança no Tribunal de Contas da União e produtos advindos das medidas adotadas.

Sobre Augusto Nardes


Natural do Rio Grande do Sul, Augusto Nardes assumiu a cadeira de ministro do TCU em 2005, sendo presidente da instituição de 2012 a 2013. Antes do TCU, foi vereador, deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por três mandatos consecutivos.

Sobre Soraia Dias Victor


É a primeira mulher Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), tendo ingressado na instituição em outubro de 2003. Foi presidente da entidade no biênio 2004-2005.Graduada em Engenharia Civil e Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), cursou Ciências Econômicas na Universidade Federal do Ceará (UFC), cursou especialização em Administração da Qualidade pela UFC, em parceria com a FIEC, e Direito Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). É servidora de carreira da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, tendo ocupado os mais diversos cargos em várias secretarias do governo estadual, entre eles secretária de Administração, no governo Tasso Jereissati. 
 
 
Fórum Ideias em Debate


O Fórum Ideias em Debate tem o objetivo de fomentar reflexões acerca de temas relevantes e ampliar o conhecimento e mobilização de industriais de todos os setores. A iniciativa prevê uma série de palestras com personalidades de diversas áreas para trazer informações atualizadas visando o fortalecimento do setor produtivo e desenvolvimento de toda a sociedade. Os economistas Mailson da Nóbrega e Paulo Rabello de Castro; o historiador Marco Antonio Villa; o presidente da CSP, Sérgio Leite; o embaixador da Coreia no Brasil, Bon-woo Koo; o jornalista Merval Pereira; o autor e pesquisador Augusto Cury; e os jornalistas William Waack e Dony de Nuccio participaram das edições anteriores.


Serviço: Fórum Ideias em Debate com o ministro do TCU, Augusto Nardes
Tema: “Governança Pública: o desafio do Brasil”
Data: 19 de outubro(segunda-feira)
Horário: 18h30min
Local: FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 – Auditório Waldyr Diogo -(térreo)
Inscrições pelo telefone (85) 3421. 5424 ou pelo e-mail eventos@sfiec.org.br