segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Exposição "As Mulheres e As Flores" retrata a força e a sensibilidade femininas no Bazar la Boutique


Desde quando Rembrandt pintou o retrato de uma mulher com flores na cabeça em pleno século XV até os tempos atuais das artes visuais contemporâneas de ilustradores como James Jean e fotógrafos como Tim Walker, a magia da mistura entre mulheres com flores permeia o imaginário da humanidade. Essa relação entre a feminilidade e a delicadeza das flores ganha novas interpretações no mais recente trabalho do Grupo Voir Image, idealizado pela publicitária e fotógrafa Rafa Eleutério e pelo publicitário, designer e desenhista Igor Dantas. A exposição "As Mulheres e as Flores" marca presença na oitava edição do Bazar la Boutique (BlB) e apresenta ao público ilustrações que traduzem essa mistura de estética tão encantadora.

Os artistas convidaram cinco mulheres cearenses cujas histórias são marcadas pela bravura e amor às atividades por elas desenvolvidas. Com produção cultural Marie Auip, a exposição "As Mulheres e as Flores" apresenta ao público obras com a participação da publicitária Márcia Travessoni, da pescadora Sidnéia Lusia, da fotógrafa Delfina Rocha, da produtora cultural Rachel Gadelha e da gestora cultural Silêda Franklin. A mostra fica em cartaz durante os três dias de realização do Bazar la Boutique, de 7 a 9 de novembro, das 10 horas às 21 horas, no Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999, Guararapes). Em paralelo, no local da exposição, serão realizados os projetos "Jardim de Ideias", um encontro diário para troca de experiências e um bate-papo com convidados ou coletivos e empresas com perfil jovem; e "Pise na Grama", momento reunindo atores e convidados para realizar instalações, happenings e performances junto aos espaços do evento e ações diretas com o público.

A exposição "As Mulheres e as Flores" teve como embrião pequenos esboços feitos apenas com um iPhone. Ao misturar imagens de mulheres e flores, os artistas do Voir Image perceberam o potencial a ser trabalhado a partir das infinitas possibilidades que o mix de cores, formatos e imagens apresentava ao grupo. O projeto que de início era apenas um laboratório no instagram pessoal da fotógrafa Rafa Eleutério ganhou força e se uniu ao talento criativo de Igor Dantas. Com a decisão de ampliar o ensaio para uma exposição completa, partiu-se para o processo de escolha dos nomes, convite para as mulheres e de pesquisa e compreensão do que havia de mais íntimo em cada uma das figuras a serem retratada.

Rafa, Igor e equipe visitaram e conversaram com cada uma das convidadas, procurando retratar, por meio de imagens fotográficas, não só suas faces, mas também detalhes de seus corpos e objetos que representavam a personalidade delas. As fotos foram feitas no universo de cada uma, seja na casa ou no espaço de trabalho. No caso de Sidnéia, a equipe foi até a praia de Redonda, em Icapuí, onde a pescadora mora e exerce o ofício que ultrapassa gerações.

A segunda etapa, a de montagem das obras, consistiu na elaboração das ilustrações, exigindo da equipe um intenso trabalho durante sete dias na serra de Guaramiranga, fotografando flores, produzindo e registrando o passo-a-passo dos desenhos. Foram dias e noites criando imagens híbridas, que misturavam manchas, recortes e fotografias. Segundo Rafa Eleutério, a trajetória como fotógrafa foi fundamental para a concepção da exposição. “Eu fotografo pessoas, elas são meu assunto predileto, principalmente as mulheres, o que me leva a buscar registrar suas almas. Escolhemos essas cinco figuras porque desejávamos homenageá-las, e a mistura de suas imagens com as flores reforça o contra-ponto feminino entre força e sensibilidade”, afirma.

Produtos Voir



O resultado final vai além da exposição a ser vista pelos visitantes do Bazar la Boutique. As imagens ilustrarão produtos, como camisetas criadas em parceria com a marca AHAZE, dos criativos Zé Filho e Hadji, além de capas de almofadas, ímãs e pôsteres, todos à disposição em uma área exclusiva para comercialização.

Durante a VIP Première do evento, a ser realizada no dia 06 de novembro, exclusivamente para convidados, a Voir Image lançará a sua linha de produtos oficiais. A empresa, que oferece como principal serviço a criação de imagens conceituais de moda e arte, apresentará ao público do BlB o seu DNA estampado numa linha própria de produtos, cujo diferencial será o apoio ao mercado local a partir da aproximação da arte com os produtores e consumidores de moda e design cearenses.

Exposição "As Mulheres e as Flores"



Lançamento: 06 de novembro, durante a VIP Première do Bazar la Boutique
Período de visitação: 07 a 09 de novembro
Local: Bazar la Boutique, Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999, Guararapes)
Horário: das 10 horas às 21 horas
Entrada do Bazar: R$ 5,00

Ficha Técnica:
Rafa Eleutério - Direção Criativa e Fotografia
Igor Dantas - Direção Criativa e Ilustração
Marie Auip - Produção Cultural
Natália Rocha - VideoMaker e Fotografia
Mário Filho - Assessoria Cênica
Ronild Nunes - Assistente de Produção
Paula Guimarães - Planejamento
Igor Antunes - Direção de Arte/Linha Gráfica

Apoio:
Ahaze
Emfoco Grupo de Teatro
Bazar La Boutique
Take The Trend
Triad Comunicação
Pop’s Festas
Ramos Molduras
Patrocínio
LABPEC

Grupo Voir Image

* Igor Dantas
Traz no sangue o processo criativo e nas mãos um traço forte que traduz e aperfeiçoa no papel ou na tela de seu monitor ideias e imagens captadas pelas lentes fotográficas ou pela mente.
Igor sempre gostou de desenhar. Antes de se aprofundar no tratamento de imagens, frequentou cursos de designer na Opa! Design (CE) e de desenho no estúdio Daniel Brandão (CE). Além dos estágios na Universidade de Fortaleza, estagiou nas agências SLA Propaganda (CE), Agência Z+ Propaganda (SP) e África (SP).
Ao voltar seu olhar com mais ênfase para o tratamento de imagem, estagiou no Stúdio H (RJ) na área de fotografia e manipulação de imagem. Em 2010 passou um ano na Faculdade de Belas Artes, no Porto, Portugal, onde pode expandir seu olhar para a arte e especificamente, para as técnicas de ilustração. Neste período, participou de exposições de arte, atuando como ilustrador e na pós-produção e manipulação de imagens.
Atualmente é diretor criativo da VOIR Image, empresa de Artes Visuais que trabalha em projetos comerciais e autorais que envolvem múltiplas linguagens, entre elas: fotografia, video, ilustração.
Já participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior:
• Movimento Empire Foto - Órbita Bar (2009);
• Mobilidade - Universidade do Porto - Portugal (2010);
• Palacete Viscondes de Balsemão - Portugal (2010);
• É ISTO! - Galeria JUP - Porto – Portugal ( 2011).
• O Sonho - Bazar la Boutique - Fortaleza CE (2011)

* Rafaela Eleutério
Rafaela Nunes Eleutério é fotógrafa graduada em Publicidade e Propaganda na Universidade de Fortaleza (Unifor). Durante a sua graduação, desenvolveu trabalho que estudava questões de uso das plataformas digitais na academia. Começou sua trajetória profissional na prática dos frontstage de shows musicais e desfiles de moda, captando imagens de bandas cearenses e estilistas da terra, e foi aperfeiçoada em cursos de fotografia na Casa Amarela UFC/CE; Estácio de Sá (RJ); Visual Arts (RJ); Ateliê da Imagem (RJ) e na Opa! Design. Estagiou no Stúdio H (RJ) e no studio de JR Duran (SP).
Para aprofundar os estudos no campo da Imagem, estudou Belas Artes durante um ano na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal, onde participou também de workshops como de emulsão líquida no Ateliê de Lisboa, Portugal, e de Stop Motion com Martin Allais - Get Set Art Festival no Porto, Portugal.
Na volta ao Brasil, dedicou-se também ao fotojornalismo, ao trabalhar como reporter fotográfica no Diário do Nordeste. Fotografou para publicações locais como a Revista Gente e Revista Siará. Atualmente é diretora criativa da VOIR Image, empresa de Artes Visuais que trabalha em projetos comerciais e autorais que envolvem múltiplas linguagens, entre elas: fotografia, video, ilustração.
Além de ser uma das criadoras e fotógrafa oficial do blog Take The Trend, onde experimenta novas possibilidades para a fotografia de moda e compartilha conhecimentos na área.
Já participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior:
• DeverCidade (2007);
• Movimento Empire Foto - Órbita Bar (2009);
• Festival Nóia (2009) – Ganhadora de Menção Honrosa
• Mobilidade - Universidade do Porto - Portugal (2010);
• Palacete Viscondes de Balsemão - Portugal (2010); -
• É ISTO! - Galeria JUP - Porto – Portugal ( 2011).

* Marie Auip
Marie Araújo Auip é produtora/atriz/performer. Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e graduanda em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE. Integra desde 2010 o EmFoco Grupo de Teatro, atuando na montagem “Jardim das Espécies” com direção de Eduardo Bruno. Realizou em 2006 residência como estagiária na Oi Futuro – RJ. Atuou como produtora da Central de Fotografia do núcleo integrado da Universidade de Fortaleza. Foi coordenadora durante três edições do Bazar La Boutique, incluindo uma edição em Natal-RN.
Tem em seus currículo os seguintes cursos: Princípios Básicos de teatro (Theatro José de Alencar - CE); Máscaras Balinesas (Amok Grupo de Teatro – RJ); Interpretação Avançada (Casa de cultura Laura Alvim – RJ); Captação de Recursos com Leonardo Braum (CDL – CE); Elaboração de Projetos culturais – Projeto Religare (Theatro José de Alencar – CE); Elaboração de Projetos Culturais (CUCA - CE); Laboratório de Produção Teatral – Romulo Avelar (Ato Produção - CE), Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais (Secult-CE). Participou do elenco das peças: A Boa – direção: Andrea Piol; A Noiva e o condutor – direção: Aldrey Rocha; Majestic Bar – direção: Sidney Souto.
Atualmente se encontra no elenco do espetáculo "Além dos cravos", contemplado com o Edital de Montagem da Secultfor, faz parte do VOIR Image e é pesquisadora no Porto Iracema das Artes – Laboratório de Pesquisa Teatral (IACC).

* Natália Rocha
Natália de Lima Rocha é diretora de fotografia e fotógrafa. Formada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Integra desde 2010 o grupo de criação em diversas linguagens "O Sonho do Ventríloquo", que ganhou o edital Petrobras Cultural 2011 para realização de curtametragem, no qual realizou direção de fotografia e co-direção. Fez cobertura fotográfica de shows da “Série Depoimentos – Ceará” de outubro de 2011 a julho de 2012.
Tem experiência com cinema, vídeos e fotografia. Fez assistência de câmera e elétrica para Institucional do Canal Futura, produzido pela Cine Vídeo do Rio de Janeiro, em 2011. Dirigiu a fotografia das cenas de videodança e das imagens nacionais do filme “Marie Curie” (ainda em processo de finalização), contemplado pelo edital da Funcap, 2010 e dirigido por André Herzog. Videomaker do vídeo de lançamento da coleção outono/2013 da marca Jolie, e também do vídeo da campanha do dia dos namorados 2013 da marca Athos. Também foi facilitadora do workshop “A luz desenhando imagens”, dentro do programa Curta Muito, do Centro Cultural Banco do Nordeste.
Tem em seus currículo os seguintes cursos: Direção de Fotografia para Cinema (Stein Produções - SP); Direção de Fotografia, com Alziro Barbosa (Centro Audiovisual Norte-Nordeste – CE); Introdução à Dança com Mediação Tecnológica (Curso Técnico em Dança, curso de férias do Theatro José de Alencar – CE); Cinefotografia Digital (Núcleo de Produção Vila das Artes – CE); O Processo de Criação da Imagem – Do Roteiro à Finalização (Núcleo de Produção Vila das Artes – CE); Documentário – O Ensaio como Forma (Núcleo de Produção Digital Vila das Artes - CE); Oficinas de Videodança, ministradas por Alexandre Veras (Pontão Terceira Margem – Bienal de Dança - CE).
Atualmente, é professora residente de fotografia no CUCA da Barra do Ceará, faz parte do VOIR Image e integra o grupo de criadores em diversas linguagens “O Sonho do Ventríloquo”.

V Festival Internacional do Camarão da Costa Negra será lançado em evento no Restaurante Faustino



Já firmado no calendário de eventos gastronômicos do País, o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra será lançado oficialmente no próximo dia 05 de novembro, no Restaurante Faustino, às 19 horas, em recepção especial para a imprensa e convidados. Repito: Convidados. Na ocasião, a organização vai apresentar a programação do Festival e falar sobre a importância das ações para o desenvolvimento dos municípios que compõem a região da Costa Negra. O V Festival Internacional do Camarão da Costa negra será realizado de 14 a 16 de novembro, em Acaraú, com acesso gratuito. Durante o Festival, será escolhido o melhor entre seis chef que participam da competição, usando como matéria prima o melhor camarão do mundo.

 V Festival Internacional do Camarão da Costa Negra
O Festival acontece de 14 a 16 de novembro na Fazenda Cacimbas em Acaraú.
 Mais informações: 



Jardins Open Mall inaugura decoração de Natal amanhã



Amanhã às 18 horas, o Jardins Open Mall irá inaugurar sua decoração natalina em uma noite especial. Quem passar pelo shopping neste dia poderá conferir o acender das luzes, a apresentação de instrumentistas “jam session de Natal” (improviso de Natal) e o show da New Orleans Jazz Band. A iluminação de Natal do Jardins Open Mall é uma das mais tradicionais de Fortaleza e vem encantando moradores e turistas que visitam a cidade nesta época. A inspiração deste ano será nos elementos clássicos natalinos como as guirlandas, árvores e bolas artesanais. 


A decoração natalina do Jardins Open Mall usará ainda micro-lâmpadas prateadas de LED, 300 mil ao todo, garantindo até 80% em economia de energia. Em meio a um ambiente voltado à decoração tradicional, além das nove árvores de Natal tradicionais de tamanhos diferentes espalhadas pela galeria formando nichos natalinos, serão usadas 265 bolas de cipós em vários formatos, decorando as árvores e os jardins e as árvores naturais do shopping que também estarão iluminadas. Na mesma noite, o Jardins Open Mall abrirá oficialmente sua programação de fim de ano, que vai até o dia 21 de dezembro com atrações musicais e shows infantis semanalmente.

Fortaleza terá primeiro mapping de rua

Vídeo Mapping em Belém


O vídeo foi produzido para a Organização Internacional Nova Acrópole e será exibido no Edifício Casa Blanca, na Av. Santos Dumont, de 5 a 7/11

Quem trafegar pela Av. Santos Dumont entre os dias 5 e 7 de novembro, entre 18h e 21h, será surpreendido com a exibição do primeiro mapping de rua em Fortaleza. A projeção, criada pela Misteria Mapping, irá mostrar alguns dos valores desenvolvidos pela Organização Internacional Nova Acrópole, e antecede as comemorações pelo Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela Unesco e celebrada pela Nova Acrópole em todo o país de 9 a 11 de novembro.

Vídeo mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas (cuja projeção pode ser feita a 360º). Através da utilização de um software especializado os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente e a partir dessas informações o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido. "A técnica é utilizada principalmente em campanhas publicitárias e vídeos de música eletrônica. Em Fortaleza, será a primeira vez que o vídeo mapping será apresentado na rua", afirma o proprietário da Misteria, Valentino Cabanillas. 

O mapping produzido para a Nova Acrópole será projetado em um dos principais corredores comerciais da cidade, no tradicional edifício Casa Blanca (Av. Santos Dumont, 3060 - ao lado do Shopping Center Um). O roteiro promete encantar motoristas e pedestres com belas imagens alusivas à Filosofia, Cultura e Voluntariado e uma trilha sonora clássica. A duração do vídeo é de cerca de 1 minuto e conta com dimensões extra, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos.

A iniciativa conta com o apoio cultural da Loc Service, Projetores AOB, Thatys Eventos, Clara Tur, Edifício Casa Blanca e Arx Eventos.

Sobre a Misteria Mapping:
Misteria Mapping é um grupo de artistas visuais que criam e produzem experiências audiovisuais imersivas, trabalhando em diferentes plataformas, reunindo design, video-arte, instalações, artes visuais e tecnologia. 
Mais informações: http://www.misteriamapping.com/

Sobre a Nova Acrópole:
Nova Acrópole é uma instituição de caráter filosófico, cultural e social pautada no voluntariado. Nova Acrópole está presente em mais de 50 países, nos cinco continentes, reunindo milhares de membros e apoiadores. Nossa principal atividade é a formação filosófica voltada para uma cidadania ativa e voluntária.



Seara In Broadway - Festa dos médicos no Hotel Seara

Com o tema Seara In Broadway a Rede Hotéis Seara mais uma vez realizou sua homenagem ao Dia dos Médicos, transcorrido no dia 18. A Festa que está na sua 4° edição reuniu às entidades do setor e médicos responsáveis por congressos e eventos.

O evento que aconteceu no Seara Praia Hotel recentemente modernizado com o mais novo Centro de Eventos da Av. Beira Mar.  O Seara Convention Center possui 14 espaços, entre salas, salões e módulos adaptáveis, os quais permitem acomodar até 1.500 pessoas simultaneamente e oferecem a praticidade de acesso através de escadas rolantes e elevadores. Com um estacionamento para até 120 vagas

Na noite foi servido um Jantar à francesa, com cardápio elaborado pela Chef Camila Moura. O grande momento da Festa ficou por conta de uma viagem pelos maravilhosos musicais da Broadway como Os Miseráveis, Fantasma da Ópera, Cats, O Magico de Oz e a Bela e a Fera. Interpretados por Gustavo Serpa , Marina Braga e Pedro Henrique Filgueira dentre outros alunos da Escola de Canto Maninha Motta.

Para a realização da festa, a Rede Hotéis Seara contou com o apoio de empresas parceiras: Casablanca Turismo, Naja Turismo e Avianca. Foram realizados sorteios de passagens aéreas internacionais oferecidas pelas as agências participantes, e Diárias para o Seara Praia Hotel. 

A organização ficou na responsabilidade do Diretor de Marketing Ricardo Ary, da gerente Comercial Anna Paula Bezerra e da Executiva de Contas Ana Rosa Moreira.