segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Porto Iracema das Artes promove Masterclass gratuito com o músico Alexandre Kassin


A Escola Porto Iracema das Artes realiza, nesta terça-feira, 01 de outubro, o 3º masterclass do Laboratório de Música, dando continuidade ao programa de formação dos cinco grupos musicais que preparam projetos de shows, com estreia prevista para abril de 2014. O convidado da vez é o produtor musical e multi-instrumentista Alexandre Kassin. O encontro acontecerá às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar. O Masterclass é aberto ao público, com direito à certificação. 

Considerado um dos mais importantes instrumentistas contemporâneos do Brasil, Alexandre Kassin tem uma trajetória profissional ligada aos mais importantes artistas do país, como Caetano Veloso, Marisa Monte, entre outros. Na Masterclass da próxima terça-feira, Alexandre Kassin falará sobre o processo de gravação de um disco, desde a concepção até a finalização. 

Considerado um dos mais importantes instrumentistas contemporâneos do Brasil, Alexandre Kassin tem uma trajetória profissional ligada aos mais importantes artistas do país, como Caetano Veloso, Marisa Monte, entre outros. Na Masterclass da próxima terça-feira, Alexandre Kassin falará sobre o processo de gravação de um disco, desde a concepção até a finalização. 

Além de participar do masterclass, o artista desenvolverá trabalhos de tutoria com os integrantes do Projeto "Da Funhouse para o Mundo", da banda rock Jonnata Doll e Garotos Solventes, um dos cinco grupos que se encontram em regime de imersão criativa no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. 

Para a Diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, o Masterclass inclui-se no programa dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, que ainda prevê orientações em grupo, oficinas e ensaios. "É o momento em que o projeto encontra-se com a cidade, com outros públicos que também se interessam por arte" – observa a diretora.
As inscrições podem ser feitas no site www.inscricoesportoiracema.com.br, ou no próprio local do evento: Auditório do Centro Dragão do Mar, a partir das 19 horas, da próxima terça-feira. 

O ARTISTA




Alexandre Kassin é produtor musical, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Formou, junto com Moreno Veloso e Domenico Lancelotti, o aclamado Combo +2. Integrou também a big-band Orquestra Imperial. Produziu discos de Totonho e os Cabras ("Sabotador de Satélite", 2001), Caetano Veloso e Jorge Mautner ("Eu não peço desculpas", 2002), Adriana Calcanhotto ("Cantada, 2002), Los Hermanos ("Ventura, 2003, e "4", 2005), entre outros. Em 2011, lançou seu primeiro disco solo, "Sonhando devagar".
Serviço: Masterclass do Laboratório de Música com Alexandre Kassin
01/10 – 19h - Auditório do Centro Dragão do Mar

Mesa de Bar no Boteco Original da Antônio Sales

Cantor Wesley Safadão, grande atração nacional, presença confirmada de amanhã no Mesa de Bar  




Toda quarta-feira, a partir do dia 2 de outubro, o Boteco Original Antônio Sales oferece a Mesa de Bar. O evento contará sempre com a participação do cantor Clauber Maryano e Jack Lima, apresentadora do Forrobodó, prolongando a alegria do seu programa para o Boteco. A cada quarta-feira, a Mesa de Bar recebe um convidado diferente. Nesta quarta, o cantor Wesley Safadão, grande atração nacional, confirma presença.


Jack Lima participará de todas as edições do evento

North Shopping Fortaleza lança primeira edição de sua revista Estação

Claudio Freire (superintendente do NSF), Roberta Barros (gerente de marketing do NSF) e Marcos Barbosa (gerente das lojas Renner do NSF) durante o evento. 


Roberta Barros, gerente de marketing do North Shopping Fortaleza, e Cika Kalixto, jornalista e Editora de Moda, celebraram nesta quinta-feira (26) o sucesso da primeira edição da revista Estação North Shopping Fortaleza. Na ocasião também foram inauguradas cinco ilhas de moda com looks inspirados nas tendências para a temporada Primavera 2013, que ficam em exposição em diversos pontos do shopping até o dia 06 de outubro.

Marcando em grande estilo o evento de lançamento da publicação e a exposição das ilhas, Cika ministrou a palestra “Como valorizar seu corpo”, no cinema do North Shopping Fortaleza. A Editora de Moda apresentou dicas de moda, bateu papo com os convidados e promoveu transformação do antes e depois de duas pessoas da plateia, que foram sorteadas e presenteadas com a transformação e um look completo do North Shopping Fortaleza. Além disso, os participantes aprenderam como fazer uma maquiagem para o dia a dia com o maquiador, Lincoln Walraven.

O projeto editorial da Estação North Shopping por Cika Kalixto prevê a publicação de quatro revistas por ano, cada uma voltada para as estações da moda: Primavera, Verão, Outono e Inverno. As edições virão recheadas de informações sobre as tendências e trarão dicas de moda e estilo, bem como orientações de como usar no dia a dia o que for apresentado nas principais passarelas de moda do mundo. A revista tem tiragem de 10 mil exemplares com distribuição gratuita e também pode ser lida em três totens digitais espalhados nos andares do North Shopping Fortaleza.

Canoa Blues reúne alguns dos maiores nomes do gênero nos próximos dias 11, 18 e 19 de outubro

Jefferson Gonçalvesdo Rio de Janeiro uma das atrações confirmadas 


A Praia de Canoa Quebrada vai se transformar no palco para os shows de alguns dos maiores nomes do Blues nacional, nos próximos dias 18 e 19 de outubro, sexta e sábado. A intensidade desse estilo musical de alma negra apresentado em um cenário paradisíaco faz do Canoa Blues o festival perfeito para quem aprecia música de qualidade. Atrações como o Blues Label (CE), Jefferson Gonçalves (RJ), The Headcutters (SC), Rodica (EUA), além de Diogo Farias e Marcelo Justa comandando uma jam session, prometem arrepiar o público com interpretações marcantes.

O festival, que está na sexta edição, já faz parte do calendário de eventos do Governo do Estado do Ceará e atrai, além de cearenses, turistas de diversos países. Este ano, uma novidade: o Canoa Blues antecipa um dia de apresentação e traz para Fortaleza a essência do Festival. No dia 11 de outubro, sexta-feira, o anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai receber os shows de Taryn Szpilman (RJ) e de Rafael Balboa (CE). 

Como em todos os anos, o Canoa Blues tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2013, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. Também haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela ONG Canoa Criança.

Para realizar um festival desse porte, a organização conta com diversas parcerias. Realizado pela 4 Blues Produções e Pavilhão da Magnólia, o Canoa Blues, este ano, é apresentado pela Indaiá, promovido pelo Instituto Nordeste 21 e conta com patrocínios do Sebrae, Diogo Farias Microfones Artesanais e Invest NE. O evento é apoiado pela ASDECQ, Assembléia Legislativa, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Governo Municipal de Aracati e Governo do Estado do Ceará.

Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.


PROGRAMAÇÃO CANOA BLUES 2013

11 de outubro, 21h - Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza)
  • Rafael Balboa (CE)
  • Taryn Szpilman (RJ)

18 de outubro, 22h - Polo de Lazer de Canoa Quebrada (Praia de Aracati)
  • Blues Label (CE)
  • Jefferson Gonçalves (RJ)

19 de outubro, 22h - Polo de Lazer de Canoa Quebrada
  • The HeadCutters (SC)
  • Rodica Weitzman (EUA)
 A partir da meia-noite               
  • Jam session com Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah) (CE)

AÇÕES DE ARTE EDUCAÇÃO

18 de Outubro, 16h - ONG Canoa Criança

  • Oficina de narração de histórias
  • Doação de livros para o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

ATRAÇÕES

Rafael Balboa - O guitarrista Rafael “Balboa” Vasconcelos começou a despontar no cenário musical cearense a partir de sua participação na Killer Queen, projeto de tributo ao Queen, que contava com diversos outros músicos conhecidos e respeitados no meio. Sua passagem anterior por diversas bandas e estilos contribuiu para que desenvolvesse uma maneira própria de tocar. Em 2010, criou o Block, trio de blues e rock clássico, no qual assumiu também os vocais. Com a experiência, passou a compor blues.

Taryn Szpilman - Nascida no berço de uma família musical, Taryn Zpilman tem o Jazz e o Blues em sua formação e se transforma numa verdadeira diva nos palcos. Considerada por diversos críticos como uma das maiores vozes do Brasil na atualidade, Taryn destaca sua crescente admiração e aprofundamento no Blues. Com três CDs lançados (Taryn, Bluezz e Negro Blue), a cantora atua também constantemente em TV e Cinema, com imagem e voz, tendo aparecido produções da Rede Globo, Disney e Globo Filmes. 

Blues Label - Liderada pelo guitarrista e vocalista Roberto Lessa e pelo tecladista Leonardo Vasconcelos , a Blues Label nasceu para realizar o sonho de um grupo de amigos que queria tocar a música popular centenária nascida dos lamentos, festejos e laboras afro-descendentes norte americanos. O trabalho e pesquisa apurados deram ao grupo livre trânsito por entre várias vertentes dessa música, além dos estilos musicais que provieram do Blues: Blues de raiz, Country-Blues, R'N'B, Jump, Blues Rock, Funk e Soul. É o que mostra seu extenso e variado repertório que vai de Charley Paton a Stevie Ray Vaughn, passando por Booker-T & The MG's, Muddy Waters e Robert Johnson, pagando ainda merecidos tributos a outros mestres. Há espaço ainda para desenvolvimento de um trabalho autoral no qual a banda faz Blues aliando inovação e tradição, abrindo-se para novas linguagens musicais, sem desprezar as raízes e ramificações do centenário estilo, nem as influências de cada integrante. 

Jefferson Gonçalves - Gaitista de primeira grandeza, o carioca fundou as bases de um rico diálogo entre distintos gêneros musicais, traçando não apenas paralelos, mas sobretudo interseções, que transformam similaridades e até mesmo diferenças num emaranhado muito bacana de harmonias, melodias e ritmos. É assim que as esquinas do Nordeste Brasileiro, sopradas pelos foles do centenário Gonzagão, se cruzam com as do Mississippi profundo, dedilhadas pelas cordas de aço de Muddy Waters. E as calçadas de Copacabana desembocam em fervilhantes ruas de Nova Orleans, ora dando a impressão de passar também pelas vielas de Fortaleza, Nova Olinda ou Recife. Sua última obra, o DVD “Encruzilhada ao Vivo”, traz composições próprias de Jefferson Gonçalves e em parceria com músicos/amigos, aliando a clássicos como Crossroads (Robert Johnson), Mellow Down Easy (Willie Dixon), Catfish Blues (Muddy Waters). 

The Headcutters - É considerada uma das mais renomadas bandas de Blues do Brasil. Com o timbre e a sonoridade dos anos 40 e 50, segue a linha das lendárias gravadoras de Blues de Chicago daquela época. O nome vem como uma homenagem aos grandes ídolos do Blues, Muddy Waters, Little Walter e Jimmy Rogers que no começo dos anos 50 eram chamados alusão a estes grandes mestres que são a grande fonte de inspiração da banda. Com shows contagiantes, muito carisma e performances empolgantes, a banda vem conquistando o público por onde tem passado. Tem como formação Joe Marhofer na harmônica e vocal, Ricardo Maca na guitarra e vocal, Arthur “Catuto” Garcia no contra-baixo acústico e Leandro "Cavera" Barbeta na bateria.

Rodica - Nascida em Boston, Estados Unidos, e radicada no Brasil, primeiro em Belo Horizonte, onde lançou seu trabalho de estreia em parceria com Sérgio Pererê - “Do Mississipi ao São Francisco”, e agora no Rio de Janeiro, Rodica é uma estudiosa da música popular americana e uma cantora ousada, que navega pelo Blues com bastante originalidade. Em “Blues in my Blood”, seu segundo disco, Rodica expõe a construção do blues, partindo de um diálogo frutífero entre múltiplas vertentes musicais – o folk, o jazz, o country e o soul. Rodica revela, ao buscar essa diversidade no repertório, que as várias expressões da música afro-americana, desde o “spiritual”, os “cânticos de trabalho e louvação”, até o Blues, são componentes de uma história muito rica em tradição, que atravessa os limites do tempo e do espaço. O instigante “Blues in my Blood” busca transcender o gênero, mesmo estando extremamente enraizado na rica tradição do Blues, pois é no eixo Blues que o álbum se define do início ao fim. O título do disco remete à força inquestionável que o Blues transmite, a partir de sua capacidade de se entranhar na alma humana e conectar emoções como o desejo, o amor, as perdas e a tristeza com intensidade e verdade. O Blues que ouvimos neste álbum corre pelas veias como o sangue.

Diogo Farias e Marcelo Justa - A dupla está junta desde 2003 e tem em seu repertório clássicos do Blues de Chicago, mesclando com baladas românticas que fizeram sucesso nas décadas de 60 e 70. Essa mistura foi a base do primeiro trabalho da dupla – Baladas & Blues, lançado em 2013, que traz um repertório acústico cheio de feeling. Em 2012, integraram, ao lado dos maiores bluseiros do Brasil,  o CD Belchior Blues, com a faixa Galos, noites e Quintais.


Canoa Quebrada

A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará. Com paisagem única e exuberante, a Canoa, que pertence ao município de Aracati, conta com excelente estrutura de mais de 80 hotéis. Além das belezas naturais dos pontos turísticos da região (Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas), a praia tem ainda com uma programação  cultural interessante para a noite. Na rua principal, a "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com variados tipos de gastronomia, além de diversos bares, nos quais os clientes costumam ficar até de manhã.


SERVIÇO:

Canoa Blues

11 de Outubro
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza
Shows: Taryn Szpilman e Rafael Balboa
Hora: 21 horas
Entrada gratuita

18 de Outubro
Local: Canoa Quebrada
Shows: Blues Label e Jefferson Gonçalves (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)
Hora: 22 horas
Acesso gratuito

19 de Outubro
Local: Canoa Quebrada
Shows: The Headcutters e Rodica Weitzman (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas | Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah), a partir da meia noite
Acesso gratuito


Informações: www.canoablues.com.br