terça-feira, 21 de novembro de 2023

Projeto "Dançarinar" se apresenta nas Rotas de Criação nesta sexta 24 de novembro.



O projeto "Dançarinar", integrante da 11ª edição do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – se apresenta nesta sexta-feira, 24 de novembro, às 19h30, na Associação Dança Cariri, em Juazeiro do Norte/CE. O evento é gratuito, aberto ao público, e conta com a presença de Helder Vasconcelos, tutor do projeto.

Desenvolvido pelo artista-proponente Joubert Arrais, com a colaboração do/as artistas Mestre Valdir, Dane de Jade e Flávia Gaudêncio, o Dançarinar tem pesquisado o dançar solo como brincadeira-treino e improvisação-combate, experimentando interfaces e atualizações do corpo brincante cearense com a relação humano-animal presente nas figuras/entremeios dos reisados de Juazeiro do Norte e nas performances cabaçais solo dos Irmãos Aniceto.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Integrante do Laboratório de Dança, projeto "Dançarinar" se apresenta nas Rotas de Criação

Onde: Associação Dança Cariri (R. São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte/CE)

Quando: sexta, 24 de novembro

Horário: 19h30

Gratuito e aberto ao público

 

Carlito Pamplona reverenciado em novo livro lançado hoje no Ideal Clube


A obra, escrita por Lourdinha Leite Barbosa, destaca o industrial, pioneiro na produção do óleo de oiticica, que deu origem ao bairro da zona oeste na cidade de Fortaleza.


      Intitulado “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica.” o livro que trata sobre a vida do visionário empresário e industrial cearense será lançado no Ideal Clube, próximo dia 21 de novembro, às 19 horas.   Para construir a biografia do homenageado, a acadêmica e professora universitária Lourdinha Leite Barbosa utilizou-se da metáfora da árvore, que esgalha, floresce, dá frutos e tomba. A autora construiu uma narrativa que  descreve, em 11 capítulos,  o homem, o pai, o amigo, o cientista e o reconhecido  industrial pioneiro, que fez originar um dos bairros da cidade de Fortaleza, demonstrando seu legado histórico. 

Escritora Lourdinha Leite Barbosa

          Carlito Pamplona foi um  homem dinâmico e de visão empresarial abrangente. Nascido em Fortaleza, em 1898, um dos precursores da industrialização de óleos vegetais no Ceará, acreditando no potencial econômico das riquezas esquecidas do Nordeste, como da arvore nativa oiticica, investiu no seu beneficiamento e fundou em 1934 a Brasil Oiticica, uma das maiores do país em exportação e com grande representatividade na contribuição tributária, estadual e nacional. 

          A princípio, a fábrica localizava-se nas instalações da Fábrica Myrian - Praia de Iracema - e, na década de 40, foi transferida para a Avenida Francisco Sá, quando em seu entorno surgiu uma vila operária e posteriormente bairro, que recebeu a denominação de Carlito Pamplona em 1948 por proposição do vereador Sebastião Arraes, acatada pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha. Uma homenagem póstuma ao visionário fundador da Brasil Oiticica, que chegou a empregar, nos anos 40, 1100 funcionários diretos. Atualmente, de acordo com a prefeitura de Fortaleza, mais de 30 mil pessoas vivem no Bairro Carlito Pamplona, localizado na zona oeste da capital cearense. 



FICHA TÉCNICA

Título: Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica. 

Autora:  Lourdinha Leite Barbosa

Projeto Editorial: Modo Maior

Coordenação Editorial: Patrícia Veloso  -  Terra da Luz Editorial. 

Produção Executiva: Olímpio Rocha 

Pesquisa e Coordenação de Conteúdos:  Olga Maria Pamplona Miranda

Impressão:  Expressão Gráfica

ISBN: 978-65-86-517-39-2

Páginas: 104.

Apoio Cultural: Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Modo Maior, Sesi e FIEC. 

Patrocínio: Grupo Marquise, ECOFOR, CAGECE, ISOPLAST. 

Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal. 


SERVIÇO

Lançamento do livro “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica”. 

Dia 21 de novembro de 2023, a partir das 19 horas. 

Local: Ideal Clube - Avenida Monsenhor Tabosa, 1381. 

Valor do Livro R$: 100,00 (vendido no lançamento)

Evento para convidados.