terça-feira, 21 de novembro de 2023

Projeto "Dançarinar" se apresenta nas Rotas de Criação nesta sexta 24 de novembro.



O projeto "Dançarinar", integrante da 11ª edição do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – se apresenta nesta sexta-feira, 24 de novembro, às 19h30, na Associação Dança Cariri, em Juazeiro do Norte/CE. O evento é gratuito, aberto ao público, e conta com a presença de Helder Vasconcelos, tutor do projeto.

Desenvolvido pelo artista-proponente Joubert Arrais, com a colaboração do/as artistas Mestre Valdir, Dane de Jade e Flávia Gaudêncio, o Dançarinar tem pesquisado o dançar solo como brincadeira-treino e improvisação-combate, experimentando interfaces e atualizações do corpo brincante cearense com a relação humano-animal presente nas figuras/entremeios dos reisados de Juazeiro do Norte e nas performances cabaçais solo dos Irmãos Aniceto.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Integrante do Laboratório de Dança, projeto "Dançarinar" se apresenta nas Rotas de Criação

Onde: Associação Dança Cariri (R. São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte/CE)

Quando: sexta, 24 de novembro

Horário: 19h30

Gratuito e aberto ao público

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário