quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

3ª Feira Massa será realizada na Praia do Futuro com ampla programação cultural

     
     A Feira Massa chega à terceira edição, que será realizada de 25 a 31 de janeiro, com uma série de atividades num dos cartões postais mais emblemáticos da cidade: a Praia do Futuro. Local de grande procura e concentração turística, o lugar também será palco do evento que valoriza iniciativas de moradores e parceiros que formam uma rede de potencialidades em diversos projetos ligados à cultura, educação e esporte. Toda a programação acontecerá na Praça Dom Helder Câmara.

     A Feira Massa já beneficiou outras comunidades em que foi realizada, deixando legados marcantes, como a pintura da escadaria do Morro Santa Terezinha e a construção de uma quadra de areia no Poço da Draga.

     O projeto, que se sustenta em quatro pilares – arte, música, gastronomia e esporte -, tem como objetivo a ocupação dos espaços públicos por meio da arte, educação, qualificação e valorização da diversidade cultural. Para isso, a organização promove shows e atividades formativas, em uma programação que mobilizará os moradores da região da Praia do Futuro. De acordo com o articulador comunitário e agente de cidadania e controle social do bairro, Francisco de Assis, participar do evento trará muitos benefícios para a população. “É uma forma de realizar a inclusão social e mostrar os talentos daqui, além de aproximar as pessoas e trocar experiências”. 

Com eixos que valorizam o potencial humano nas manifestações artísticas, intelectuais e econômicas da comunidade, a Feira Massa estimula intercâmbios entre as mais diversas áreas, mostrando assim o lado positivo que existe entre os talentos do local. Para a execução do projeto, a Praia do Futuro receberá uma estrutura especial, na Praça Dom Helder Câmara, que retrata a revitalização da região e será palco para diversas atividades. O lugar receberá uma programação multicultural. Entre os destaques estão:
  • Apresentações das baterias do “Camaleões do Vila”, tradicional grupo que se destaca pelas temáticas sociais trazidas nos desfiles de pré-carnaval e Carnaval; e do “Unidos da Cachorra”, uma das pioneiras no processo de revitalização do tradicional ciclo carnavalesco da cidade.

  • Shows com "Os Transnacionais", banda que faz um resgate da autêntica "Música Retrô Brasileira" por meio de um trabalho sério de pesquisa de época e experimentação; com o “Selvagens à Procura de Lei", premiada banda cearense que ganha destaque no cenário do rock nacional e que acaba de lançar o single “Tarde Livre”, faixa do disco “Praieiro” (2016)
  • Apresentação do "grupo 2GD”, formado pelos rappers Alexandre e Luan, que buscam passar uma mensagem de evangelização por meio da música
  • Apresentações do “Zuada Roots”, banda formada por jovens da própria Praia do Futuro, que têm como proposta apresentar os clássicos do roots reggae e suas associações
  • Show com o cearense que está sendo destaque nacional "Don L", novo talento do hip hop nacional. O artista, como outros rappers da nova geração, amplia o leque do discurso social e racial do gênero, injetando outros sons, batidas e vibrações, sem amarras e com temáticas do cotidiano.
  • Show do "Compadres do Samba”, grupo que surgiu há oito anos como uma brincadeira de amigos na Praia do Futuro e que promete leva muito samba, pagode e chorinho ao evento.
A3ª edição da Feira Massa acontece na Praça Dom Helder Câmara (antiga 31 de março) na Praia do Futuro)

 

ATIVIDADES

Um dos pontos-destaque do evento é a presença intensa da comunidade nas atividades da feira, seja como participantes ou como facilitadores das oficinas. Nesta edição, existirão oficinas de gastronomia, grafite, percussão, fotografia, dentre outras ações. 

SAÚDE

Dia 28 também haverá oficinas de saúde, apoiadas pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Oficina da Saúde: conversando sobre o câncer será realizada no Posto Frei Tito em dois horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Contará com a presença dos agentes de saúde da comunidade, que receberão orientações de profissionais do ICC sobre os sintomas do câncer, prevenção, diagnóstico e tratamento.

BABADO MASSA

Uma edição especial do "Babado Coletivo" também vai movimentar a Praia do Futuro durante a programação da III Feira Massa. A feira colaborativa reúne produções autorais em vários segmentos, nos dias 30 e 31 de janeiro, na Praça Dom Hélder Câmara. Com o conceito de economia colaborativa, a mostra promete reunir obras de estilistas autorais cearenses, designers, chefs e artistas. 

Ao todo, serão mais de 40 marcas cearenses mostrando ao público as últimas tendências – e ainda vão reunir, em único espaço, arte, moda, design e culinária. Entre as marcas expostas, estão AHAZE + Barbara Brasil, Bone, Meu óculos de Madeira, Ensemble, Vovo Quem Fez, ACR, Banana Enjoy, Efeitos Visuais, MOOD, 4e20, Beautiful Mess, Molly Bloom, Mundoca de Sinhazinha, Lacra Ordinária, Erê Design, Livine food park.

O Babado Coletivo conta com a organização da Ahaze, Mosaico Branding, Bar do Brilho e O Mercador. Na última edição, uniu cerca de 6 mil pessoas.

Os Food Trucks estarão presentes de 29 a 31 de janeiro, das 16 às 22 horas, e já estão confirmadas as presenças de: Du Conde, Amazing Açaí, Umbrella Social Pizza, Los Burgues (este só na sexta), Koni Street (dias 29 e 31). 

ESPORTE

O esporte também estará presente nesta edição. De 29 a 31 de janeiro, acontecerá campeonato de futebol de areia, futivolei e futsal, a partir das 18h30. 

PRAIA DO FUTURO
A programação da Feira Massa vai beneficiar, aproximadamente, 30 mil pessoas que fazem parte das comunidades integrantes da Praia do Futuro 1 e 2, como atualmente é dividida. O bairro é formado seis regiões: Trenzinho, Luxou, 31 de Março, Cocos, Embratel e Caça e Pesca. O local tem mais de meia década de existência. 

FEIRA MASSA
A Realização da Feira Massa é do Vós, projeto resultado de parceria entre Beach Park e Sistema Jangadeiro, que busca resgatar a história do Ceará, de Fortaleza, e deixar um legado para a Cidade. O patrocínio é do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Coelce e Fecomércio/Senac e Sesc. 

Fortalecer os talentos das comunidades e promover a inclusão social. Foi com essa ideia que nasceu o projeto “Feira Massa”. O trabalho social, que já foi realizado em dois outros bairros de Fortaleza, em 2015 – Vicente Pinzon e Praia de Iracema – quer mostrar as diversas vocações dos moradores das localidades escolhidas e já tem revelado talentos em áreas ligadas à cultura, educação e esporte. O projeto, que se sustenta em três pilares - cultura, gastronomia e esporte -, tem como objetivo a ocupação dos espaços públicos por meio da arte, educação, qualificação e valorização da diversidade cultural. Para isso, a organização promove shows, atividades formativas, brincadeiras, leituras e convivências em uma programação que mobilizará os moradores da região.

SERVIÇO

III Feira Massa
Data: 25 a 31 de janeiro
Local: Praia do Futuro - Praça Dom Helder Câmara

Informações: www.somosvos.com.br


Confira a programação cultural completa: 

Sexta-feira, 29 de janeiro
18h30: Compadres do Samba
19h: O Palhaço e a Bailarina (intervenção teatral)
19h30: Os Transacionais
21h: Bloco Unidos da Cachorra

Sábado, 30 de janeiro
18h30: Alexandre e Luan (2GD Rap)
19h: Grupo Quebra Mola
20h: Don L
21h: Os Selvagens à procura de Lei

Domingo, 31 de janeiro
18hs: Surfistas de Cristo
18h30: Zuada Roots
19h10: Fragmentos
19h30: Grupo Muvuca
20h15: Aldo Sena
21h: Bloco Camaleões do Vila

Babado Coletivo, 30 e 31 de janeiro

Horário: das 16 às 22 horas