terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ricardo Bacelar lança DVD "Concerto para Moviola" em shows nos dias 4 e 5 de dezembro no Teatro Celina Queiroz

Ricardo Bacelar em Concerto para Moviola no Festival Jazz & Blues. Foto Chico Gadelha


" Me diverti muito fazendo esse disco e não posso mais ficar tantos anos sem gravar. A música é uma grande paixão".

Um convite para tocar no Festival Jazz & Blues, realizado anualmente em Guaramiranga e Fortaleza, no Ceará, resultou no show Concerto para Moviola, que o pianista e compositor Ricardo Bacelar lança agora em CD e DVD, gravado ao vivo em fevereiro de 2015 no Teatro Via Sul. O lançamento acontece em apresentações nos dias 4 e 5 de dezembro, às 21 horas, no Teatro Celina Queiroz. 

Esse é o segundo disco solo de Ricardo Bacelar. O primeiro, In Natura,  gravado em estúdios no Ceará, Rio de Janeiro, EUA e Inglaterra, foi lançado em 2001. Nele, Ricardo mostra um lado mais erudito, fortemente presente em composições autorais e teve as participações do Hanoi-Hanoi, grupo do qual foi integrante; Belchior, Frejat, Waldonys e da cantora Kátia Freitas. 


Show Ricardo Bacelar em Guaramiranga

Quase 15 anos depois, Bacelar foi buscar inspiração no que ouvia na adolescência: o jazz fusion presente em Concerto para Moviola - um disco que define como mais alegre, diferente do anterior, que era mais introspectivo. O show que deu origem ao CD/DVD foi resultado de um trabalho de pesquisa sobre os teclados analógicos dos grupos de jazz dos anos 70 e 80, a música brasileira e o uso do piano acústico. 

"Tive o cuidado em escolher músicas de que eu gosto muito. Fiz um disco que eu gostaria de ouvir, que me agradasse e que agradasse a meus amigos, que gostam de boa música", confessa. 

Em algumas das músicas Ricardo Bacelar contou com a participação dos próprios instrumentistas, que contribuíram na concepção do espetáculo e escolha do repertório de importantes nomes do jazz mundial. "Mas com todas as músicas tenho de fato uma relação emocional ", frisa. Quatro composições de sua autoria completam a seleção. 
 
A novidade no lançamento do trabalho, além das mídias em DVD e CD convencionais, é a disponibilização em todas as lojas virtuais: Itunes, Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music, Rdio e outros. “A indústria da música sofreu um redimensionamento, com a recolocação do ponto de venda virtual. Todos temos que nos reinventar”, pontua. Ricardo também colocou para o mercado virtual seu primeiro álbum solo In Natura e o álbum Credus, do Hanoi Hanoi e seus sucessos, com destaque para o hit Totalmente Demais, que é o nome da nova novela das 7h, da Rede Globo. “Essa música insiste em ser sucesso há mais de 25 anos”, brinca. 

No CD/DVD e no show de lançamento, Ricardo Bacelar (piano acústico e teclados) é acompanhado pela banda formada por Ronaldo Pessoa (guitarra), com quem divide a produção do show e do CD/DVD, Luizinho Duarte (bateria), Miquéias dos Santos (contrabaixo), Marcus Vinicius Cardoso (violino), Maria Helena Lage Pessoa (teclados e percussão) e Hoto Júnior (percussão). A exceção vai para os sopros, que no CD/DVD teve Marcio Resende no sax soprano, sax tenor e flauta, e no show terá a interpretação de Bob Mesquita.


Ricardo Bacelar 



Pianista, compositor e arranjador nascido em Fortaleza, Ricardo Bacelar aprimorou seus estudos de piano clássico. Estudou harmonia e composição com o alemão Hans-Joachim Koellreutter. Morou no Rio de Janeiro por 11 anos, quando integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi. 

A obra do grupo foi gravada por Caetano Veloso, Cazuza, Lobão, Gilberto Gil, Mariza Monte, Ney Matogrosso, Simone e outros. O Hanoi Hanoi realizava uma média de 200 concertos por ano, em uma época que Ricardo dividiu os palcos com os estúdios, onde produziu diversos discos, trilhas para cinema, teatro, televisão e publicidade. Gravou com grandes nomes da música brasileira e internacional. 

Advogado, Ricardo Bacelar atualmente é Vice Presidente da OAB CE, especialista em direito autoral e direito empresarial, estuda os direitos culturais e a propriedade intelectual. Redigiu importantes projetos de lei na área cultural, como o Sistema Estadual de Cultura, os Mestres da Cultura e o capítulo da Constituição do Estado do Ceará que trata da cultura e comunicação.  Com vasta experiência como artista, produtor e advogado, traz um olhar multidisciplinar sobre a arte e a expressão humana.

SERVIÇO

Concerto para Moviola - Shows de lançamento do CD/DVD, dias 4 e 5 de dezembro, às 21 horas, no Teatro Celina Queiroz - Campus Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz). Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00, à venda na loja do Campus Unifor e no www.ingresso.com.  Informações: (85) 3477-3033.