segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CÉLIO GURGEL APRESENTA ‘ESCULTURAS E PINTURAS’

Célio Gurgel apresenta obras eólicas, pendulares e fixas, junto a coloridas explosões ‘metafísicas’ em tinta automotiva sob tela compõem a mostra no Pipo Galeria Bar e Restaurante, em exposição até 26/11


No destemor de multiformes dimensões ou rótulos, com delicada intensidade no domínio de movimentos e equilíbrios, Célio Gurgel apresenta a série de Esculturas e Pinturas em mostra individual que ocupará os 2400m da galeria de arte e espaço gastronômico do Pipo Galeria, Bar e Restaurante. Na abertura dia 12 de novembro (quinta-feira) para convidados, como na sequente exibição ao público até 26 de novembro, o Pipo com seu jardim iluminado e moderna construção em concreto e vidro, se transforma para abrigar a polivalência expressiva de Célio Gurgel.



São 14 esculturas em aço, vazadas e sólidas, eólicas, pendulares, cinéticas e entalhes fixos, que variam em simbologias e nas proporções de 50 cm a 3m, provocando o olhar e aguçando sentidos na ousadia de contrastes harmônicos e encaixes surpreendentes. Compõe a exposição ainda uma série com cerca de 10 pinturas, que resultam da explosão de cores em tinta automotiva sob tela e inspirações metafísicas.
No conjunto da obra assinada por Célio Gurgel, denota-se o que move o artista, sua inspiração e principal tema de pesquisas, revelando ainda a sua afinidade com o que vem sendo debatido, proposto e produzido em artes na contemporaneidade. “Minhas criações não objetivam o resultado final, não buscam um sentido ou se pautam pela estética pura e simplesmente. O cerne está no processo criativo. É o que me motiva a estudar, a calcular, a conhecer as leis da física, a experimentar”, explica o artista.
As obras expostas apresentam estruturas elementares geométricas, que têm como fio condutor a sinergia da impulsão e o equilíbrio, sejam nas peças movidas por correntes de ar; giratórias, na mecânica do cinetismo, sob efeitos físicos para movimentar-se ou mesmo nas estáticas, que sugerem flutuações óticas na leveza espacial.


Aos 38 anos, o artista fortalezense fez a seleção das próprias obras para a mostra, valendo-se também das orientações e acompanhamento pela marchande e curadora de artes Dodora Guimarães, que o apresenta como um promissor pintor e escultor ao firmar-se com a exposição individual Célio Gurgel - Esculturas e Pinturas, aberta à visitação até dia 26 de novembro, com expografia e produção geral pela Ponto2Design.

Célio Gurgel


A imaginação junto à precisão e desenvoltura nos traçados contribuiu de maneira peculiar à formação profissional e ao fulgor artístico de Célio Cirino Gurgel Júnior. Nascido em Fortaleza há 38 anos, cresceu inspirado pelos exemplos de tutores universais e locais, com influências ainda da tradição empresarial da família. A Fundição Cearense já estava no ramo dos Gurgel desde o início do século 19.
Quando o então garoto de oito anos vivenciou na indústria metalúrgica um sublime parque de diversões, eram os anos 80, e o pai de Célio Júnior, hábil engenheiro estrutural tornara-se parceiro nas elaborações esculturais do já renomado artista cearense Sérvulo Esmeraldo, em plena época de suas obras públicas em aço e em grandes dimensões. Foi esse o seu primeiro contato com a arte, tornando-se um aprendiz ao observar e se deixar envolver pelas produções de Esmeraldo. Dessa proximidade, nasceu ainda a relação com a marchande e curadora de artes Dodora Guimarães, mulher de Sérvulo, que informal e privilegiadamente o orientou desde então.
Foi nos Estados Unidos, nos anos 1990, para onde Célio partiu em temporada de estudos, que ele teve acesso aos ensinamentos básicos sobre artes. Na volta ao Brasil, a bagagem das experiências e a coragem juvenil o levaram de volta para a metalúrgica, engendrando-se em novos projetos com o aço na dianteira das matérias-primas. Os estudos formais, por sua vez, o conduziram para o curso de graduação em Arquitetura, na Universidade de Fortaleza, área em que atua até hoje no desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais exclusivos. Das luminárias ao mobiliário, Célio Gurgel desenvolve todas as criações, com forte atuação em design de produtos, o que lhe permite casar suas aptidões artísticas à funcionalidade.
Ainda desenhando e pintando como hobbie, em 2009 expôs pela primeira vez na galeria Casa D’Arte, em Fortaleza, Pinturas e Infogravuras, obras que foram aprovadas com a venda de toda a mostra. Segue apostando nos desvios de rótulos e indicações criteriosas, aprofundando sua pesquisa, aliando arte, arquitetura e design. Em 2015 o artista apresenta a sua exposição individual Célio Gurgel – Esculturas e Pinturas.

Pipo Restaurante Galeria de Arte
Com menos de um ano em funcionamento, o sucesso do Pipo Restaurante Galeria de Arte reflete a alquimia arrebatada do proprietário Pedro Gurjão, mais conhecido pelo apelido com que nomeia a exuberante casa, em que reúne suas maiores paixões. O requinte da gastronomia e enologia servidas no local associam-se aos sabores e temperos de diversos lançamentos literários e culturais, junto a encontros e exposições permanentes de artes em geral para os clientes.
A boa música embala o espaço, que sempre ecoa sons pilotados por DJs, ao piano, violino, violão ou flautas, entre saraus de MPB, Soul, Jazz, até boleros, óperas e música clássica em apresentações regidas pelo maestro Gladson Carvalho da Orquestra Filarmônica do Ceará ou cantorias pelo próprio Pipo com sua voz de tenor. Nas paredes do arrojado prédio e nos demais ambientes abertos ou fechados da casa, se destacam quadros, esculturas e peças artísticas para admiração ou aquisições de raras obras por grandes nomes.

SERVIÇO - EXPOSIÇÃO CÉLIO GURGEL ‘ESCULTURAS E PINTURAS’

Data: De 13 a 26 de novembro de 2015.

Exposição: De quarta-feira a sábado das 12h às 23h. Aos domingos, das 12h às 18h.
Local: Pipo Galeria, Bar e Restaurante - Rua São Gabriel, 399 - Cocó - Fortaleza/ CE - (85) 3051 11340 /  pipoearte@gmail.com