segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Exposição "Natural Natural: Paisagem e Artifício” será aberta amanhã no Dragão do Mar


Mostra reúne experiências estruturadas a partir de quatro laboratórios investigativos

Amanhã, às 19h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, abre a exposição "Natural Natural: Paisagem e Artifício". A Mostra ocupará as salas 1 e 2 do MAC, apresentando um trabalho colaborativo e processual, que visa interrogar a tríade modernismo-modernidade-modernização. Com curadoria da artista Ana Maria Tavares, o Projeto foi especialmente pensado para a cidade de Fortaleza, com itinerância em Juazeiro do Norte.

A exposição reúne experiências estruturadas a partir de quatro laboratórios investigativos, pensados como plataformas de 'formação e informação expandidas', as quais transcendem não só o modo tradicional em que se produz o conhecimento, mas também suas instituições: a escola e o museu. Os LAB-01 e LAB-02: Reconstruções de Paisagens foram formulados a partir da produção de Burle Marx em Fortaleza na década de sessenta e o estudo de caso de dois de seus jardins projetados para a cidade – o jardim do Edifício Passaré, sede do Banco do Nordeste e o jardim do Teatro José de Alencar. Estes laboratórios objetivaram a investigação de técnicas, processos e materiais para a produção de obras de arte em colaboração com artesãos e designers locais. O LAB-03: Pesquisa - Entre a história e a atualidade do lugar, buscou referências importantes em arquivos da cidade, sua história e as tensões que definem a paisagem atual. Por fim, o LAB-04: Entre Ciência, Política e Estética foi concebido como um Seminário Internacional para promover uma perspectiva critica sobre a interação da arte e da arquitetura com a ciência e o social. Artistas, designers, teóricos, historiadores do Brasil e estrangeiros e o público em geral, se reunirão durante dois dias, para debater sobre a dicotomia entre progresso e atraso, pureza e contaminação, beleza e feiúra, e ciência e ideologia, que subjazem ao coração do movimento moderno Brasileiro.
Adotando metodologias científicas, estes quatro laboratórios visaram produzir e testar técnicas e hipóteses relacionadas ao modo como a construção do espaço --natural e arquitetônico-- tornou-se um dispositivo tecnológico para as ideologias modernistas.
Em suas instalações e intervenções nas cidades, Ana Maria Tavares tem se dedicado a interrogar a arquitetura moderna através de ações dialógicas entre espaço e sujeito, forma e conteúdo, que intercambiam saberes e privilegiam uma produção artística reativadora dos espaços, arquivos e ideologias. Assim, a proposta para exposição Natural-Natural: Paisagem e Artifício se afirma como a instauração de um lugar orgânico, processual e dialógico para dar a ver uma produção artística colaborativa, construída na confluência dos campos da artesania popular, da arte, da arquitetura e do paisagismo, presentes na cultura moderna do Ceará, em especial, da cidade de Fortaleza.

A curadora

Ana Maria Tavares (Belo Horizonte, 1958. Vive e trabalha em São Paulo) Azulejos I a IV (da série Condomínios).

Ana Maria Tavares vive e trabalha em São Paulo. Graduada em Artes Plásticas pela FAAP (1982), Mestre pela The School of the Art Institute of Chicago (1986) e Doutora pela ECA/USP (2000), Ana Maria Tavares tem representado o Brasil em inúmeras exposições internacionais na Europa, América e Ásia e tem sido convidada como artista visitante e conferencista nas mais reconhecidas universidades do Brasil e do mundo, tais como Harvard University, MIT – Massachussets Institute of Technology (Ida Ely Rubin Artist-in-Residence), UCBerkeley, Rice University, Vanderbilt University (EUA); a Rijksaka-demie (HOL) e a Universidade Nacional de Bogotá. Em 2001 Ana Maria Tavares foi contemplada com o Guggenheim Award, uma dos mais prestigiosos prêmios nas artes e humanidades nos Estados Unidos. Desde 1982 dedica-se à atividade didática em nível superior, ingressando em 1993 no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, onde realiza até o presente, atividades docentes, de orientação e pesquisa com alunos e artistas da Graduação e da Pós-Graduação em Poéticas Visuais. É coordenadora do programa de parceria internacional com a escola de arte da Vanderbilt University, USA, promovendo intercâmbio e pesquisa e realização de projetos artísticos. Desde 1982 realizou diversas exposições individuais e participou de Bienais Internacionais de São Paulo, de Havana, Pontevedra, Istambul e Cingapura. Desde 2009 desenvolve o projeto Natura In-Vitro: Interrogando a Modernidade em coautoria com a historiadora e crítica de arte e arquitetura Fabiola Lopez-Durán.

Serviço: Abertura da exposição "Natural Natural: Paisagem e Artifício" Dia 24, às 19h, nas salas do piso superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Mostra em cartaz até 03 de novembro, com visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito e classificação livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário