quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Exposição em homenagem aos artistas cearenses Nice e Estrigas será aberta logo mais


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense, abre nesta quinta-feira (19) a exposição "Nicestrigas – Vida e Afeto", mostra que apresenta, com fotografias, pinturas, bordados e vídeos, a trajetória dos artistas cearenses Estrigas e Nice.

Em duas salas distintas, a mostra recompõe os percursos do casal, apresentando várias fases de suas carreiras. A primeira sala traz fotos de Nice e Estrigas e recria o "estado de espírito poético" do sítio em que viviam com registros e homenagens de diversos autores e admiradores do casal. A segunda sala expõe as produções dos artistas, desde o início dos anos 1950 até os trabalhos mais recentes. A exposição conta com a colaboração de colecionadores que emprestaram peças de seus acervos, além de itens do próprio Minimuseu Firmeza.

O projeto prevê ainda o registro dos espaços do cotidiano permeados pela arte, dos jardins do sítio do casal no Mondubim, onde viveram (e ainda vive Estrigas), da resistência em manterem e preservarem voluntariamente o Minimuseu Firmeza que, fundado em 1969, preserva mais de seis décadas da história da arte no Ceará.

Aprovado no IV Edital Mecenas do Ceará, com o apoio cultural da Coelce, o projeto "Nice e Nilo Firmeza – Encontros com a Arte" tem curadoria de Bené Fonteles e coordenação de Patrícia Veloso.
Segundo Bené Fonteles, a mostra é uma forma de reconhecimento ao importante legado artístico deixado por Nice e Estrigas, mas também aos seus esforços em preservar e perpetuar, com o Minimuseu Firmeza, a memória cultural do Ceará.

 Serviço: 

Abertura da Exposição "Nicestrigas – Vida e Afeto" Dia 19, às 19h, nas salas 1 e 2 do Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário