sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Duelo, da mundana companhia, estreia hoje em Fortaleza

Após dois meses de residências, ensaios e oficinas no interior do Ceará, a mundana companhia entra em cena para estreia nacional na capital cearense


Inspirada na novela do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov, a mundana companhia (SP) estreia hoje o espetáculo O Duelo, às 19h, no Theatro José de Alencar. As apresentações acontecem de 2 a 4 e de 8 a 11 de agosto, das quintas aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h. O projeto foi idealizado pelo ator e produtor Aury Porto. Na produção, além de Aury, estão a atriz Camila Pitanga e a produtora Bia Fonseca. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal e do Fundo Estadual de Cultura do Ceará.

A equipe da mundana companhia está sempre em transformação. A cada nova peça, um diretor com afinidades afetivas e estéticas com o projeto e membros da companhia é convidado a integrar a equipe. Para O Duelo, o convite foi feito para a atriz e também diretora Georgette Fadel. Esta é a quarta encenação da mundana companhia a partir de um autor russo e encerra, assim, a tetralogia que se iniciou com O Idiota, de Fiódor Dostoiévski.

O escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904) consagrou-se como contista e dramaturgo, mas foi também notável novelista. Nome forte dessa vertente é O Duelo (1891), narrativa que aborda a desavença entre duas hombridades e duas ideologias em meio às supostas civilização e barbárie. Ou seja, o conflito entre duplos díspares, mas complementares. Rússia versus Cáucaso, humanismo versus determinismo. A história, inquietante e surpreendente, acontece sob o calor quase alucinógeno do litoral do lendário Mar Negro.

Desde a primeira leitura dessa novela (O Duelo) fiquei interessado na forma inusitada e irônica como a situação duelar, tão característica da sociedade humana, é superada. E o que me fez idealizar este projeto foi a possiblidade de superação do duelo, no qual necessariamente um homem tem que exterminar o outro para seguir vivo. Essa história nos mostra que podemos superar o duelo em nome da vida.”, afirma o diretor Aury Porto.

POR QUE O CEARÁ?


Antes de chegar à capital, a companhia residiu durante seis semanas, entre ensaios e oficinas, nos municípios de Arneiroz, Lavras da Mangabeira e Iracema. “Assim, o espetáculo chega a Fortaleza com os elementos resultantes do intercâmbio com o povo e os artistas de cada uma dessas regiões do Ceará. O objetivo é extrair o máximo da experiência cênica de cada local e transformá-la em algo único, próprio deste espetáculo.”, diz Aury Porto.
Segundo ele, foram várias as motivações que levaram a peça ao Ceará, ainda em seu processo de ensaio: “Ensaiar parte da peça no Ceará (no sertão e no litoral) é exercitar artisticamente um atrito pela sobreposição de cenários. O cenário físico e humano do sertão cearense atrita com o cenário físico e humano do Cáucaso”, explica. Outro ponto levantado por ele é a comparação entre a situação econômica periférica do Cáucaso em relação à Rússia, assim como é o sertão do nordeste brasileiro em relação às grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Criar para os artistas uma ambiência equivalente à da cidade provinciana onde se desenvolve a trama da história de Tchekhov, na qual quase todos os personagens são estrangeiros e afastar os atores das enormes cidades caóticas onde vivemos, foram outros motivos”, comenta Aury.

Serviço:
O Duelo, da mundana companhia/SP
Datas: 2 a 4 / 8 a 11 de agosto, quintas a sábados, às 19h, e domingos, às 18h
Local: Theatro José de Alencar
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia), no Theatro
Informações: Telefone:(85) 3101-2583


Endereço: R. Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza - CE, 60030-160

Nenhum comentário:

Postar um comentário