quarta-feira, 15 de maio de 2013

II Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos reúne experiências de êxito no continente a partir de hoje (15)



Desconstruir fronteiras, entre elas a do conhecimento, é um dos objetivos do II Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos - FJAL, que reunirá mais de 700 jovens arquitetos, estudantes e profissionais de vários estados brasileiros e de outros países da América Latina, como Colômbia, Argentina, Chile, México e Peru. Com o tema “(Des)construindo Fronteiras” o evento pretende convidar os presentes à reflexão em torno do diálogo das construções com as cidades, seu papel  cultural e histórico e como as construções interagem com a vida de todos. A partir de hoje (15) até sexta-feira (17), a Fábrica de Negócios receberá a programação repleta de palestras e exposições, proporcionando uma experiência salutar sobre a Arquitetura e o Urbanismo no mundo atual.

A comissão organizadora, composta pelos arquitetos do escritório cearense Rede Arquitetos e mais três profissionais do setor, produziu uma segunda edição do FJAL com ainda mais trocas de experiências e informações em cima do tema central. “A arquitetura tem a sua função social, os prédios e demais construções precisam dialogar com a cidade, conectados, pensados coletivamente. O que define uma cidade, seu povo, sua história é a arquitetura do dia a dia, a prática cotidiana, não somente as grandes obras, como os estádios que o Brasil tem recebido recentemente”, explica um dos curadores do Fórum, Bruno Perdigão.

A ideia de unir profissionais e conhecimento de outros países e Estados tem em vista as semelhanças compartilhadas por esses lugares, com o intuito de incentivar e motivar novas formas de encarar os problemas e as potencialidades de cada lugar, buscando as melhores soluções para as cidades. Dessa forma, o fórum procura agregar uma discussão teórica, mas com rebatimentos práticos, mostrando exemplos de arquitetos e escritórios em ascensão, gerando conhecimento e, mesmo conscientes do risco que isso implica, apontando caminhos.



O II Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos é uma realização da Universidade Federal do Ceará – UFC, com promoção da Associação Técnico-Científica Engº Paulo de Frontin, organização da Ikone Eventos e conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – Cau/BR, Governo do Estado do Ceará, Universidade de Fortaleza – Unifor e com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, C.Rolim Engenharia, Sindicato da Construção Civil do Ceará - Sinduscon/CE, Associação Cearense das Empresas de Decoração – Aced, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC. Além de apoio institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil seção Ceará – IAB/CE, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura seção Ceará – ASBEA/CE e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará – Cau/CE.

(Des)construindo Fronteiras
Sobre o tema “(Des)constuindo Fronteiras”, o arquiteto e também curador, Igor Ribeiro, explica que a palavra “fronteiras” adquire significados e abrangências múltiplas. A fronteira da arquitetura, das influências das diferentes escolas e mestres, dos materiais e tecnologias construtivas. A fronteira da atuação, onde escritórios atuam em outras cidades, países e até continentes, num mundo cada vez mais próximo e conectado. A fronteira dos arquitetos, quando é cada vez mais comum ter equipes de arquitetos de diferentes origens e formações trabalhando juntos, gerando um intercâmbio cultural muito rico e diverso. A fronteira da disciplina, uma vez que a interdisciplinaridade permite que os arquitetos caminhem por diversas áreas, arquitetura, urbanismo, interiores, design de mobiliário, cenografia, publicação de livros. Essas são apenas algumas das fronteiras a serem discutidas. “A ideia, mais uma vez, não é buscar respostas consolidadas ou discutir o certo ou errado, mas gerar discussões, perguntas e inquietações. Acima de tudo, o objetivo maior é continuar explorando essa nova arquitetura que vai nascendo, crescendo e, cada vez mais, amadurecendo”, finaliza Ribeiro.

Exposições
O espaço para as exposições que vão acontecer no evento, além da presença de patrocinadores e livrarias especializadas, contará com a participação de artistas fortalezenses e suas diferentes produções, dentre elas, a “Fortaleza Minimalista”, produzida pelos diretores de arte André Miyasaki e Rodrigo Meireles, que mostra as belezas da capital cearense de forma colorida e detalhada. Por meio de cartazes em serigrafia e postais, os artistas relembram os principais pontos da Capital, traduzidos de forma icônica e concisa. A “Xadrez Stom”, premiada em diversos concursos nacionais e internacionais, também estará no evento. Idealizada e produzida pelo arquiteto João Paulo Nogueira, a exposição apresentará o Spectrum, um jogo de xadrez produzido completamente em papel e comercializado na forma de moldes bidimensionais – como os dados de papel – para montagem das peças pelo próprio usuário. Direcionado ao campo educacional, Spectrum aborda o processo de montagem das peças como diferencial recreativo, lúdico e pedagógico, onde o usuário assume papel ativo em sua utilização. A arquiteta e designer de joias Nathalia Canamary também marcará presença nas exposições do Fórum. Ela estudou e trabalhou por um ano no ateliê Walka Studio, em Santiago, no Chile. Desde que voltou a Fortaleza, tem o seu ateliê e desenvolve peças de joalheria contemporânea com traços limpos e modernos. 

Grandes nomes, grandes obras





O FJAL contará com palestrantes de diversos lugares do Brasil e da América Latina, trazendo suas experiências aplicadas no dia a dia das grandes cidades, provocando uma maior mobilização dos que já são ou virão a ser agentes transformadores urbanos: os jovens arquitetos. Confira os palestrantes que estarão presentes:

 

Brasileiros
Carla Juaçaba (RJ) - Trabalha com cenografia, fez o projeto de um dos pavilhões mais famosos da Rio +20, tem família em Fortaleza, desenvolveu projeto de exposição da coleção Unifor 40 anos.

Domo Arquitetos (DF) - Trabalham em áreas ditas mais “comerciais” (edificações, arquitetura de interiores, etc). São um coletivo (realidade que vem se repetindo em relação aos novos escritórios), fugindo da figura de um gênio criador.

Carlos Teixeira (Vazio S/A) (MG) - Exemplo de integração entre prática e pesquisa.  Foge da ideia de um escritório especializado, pela diversidade de atuação. Um dos exemplos disso é o Edifício Montevideo, totalmente incorporado e construído por ele, conseguindo fazer uma arquitetura diferenciada do padrão imposto pelas grandes construtoras e sendo um sucesso de venda mesmo assim.

Urban Recycle (BA) - Provavelmente o escritório mais jovem do evento e o único representante da região Nordeste. Obtiveram sucesso em concursos nacionais e internacionais de grande importância.

Triptyque (SP – FR) - Escritório franco-brasileiro (3 franceses e uma brasileira, estando presente no evento um dos franceses).  Também sempre estão presentes nas principais premiações de concursos no Brasil e no exterior. Atualmente, tem feito projetos diferenciados para o mercado imobiliário de SP, atingindo grande sucesso de vendas e de crítica especializada.

Marcos Boldarini (SP) - Escritório especializado em projetos públicos de áreas periféricas, como habitação de interesse social. Tem conseguido levar essa tipologia habitacional a um caráter de reconhecimento nacional e internacional, tendo obtido destaque em diversas premiações (inclusive com um dos projetos, o Cantinho do Céu, participando da Bienal de Arquitetura de Veneza).  Outro fator de destaque é a participação e a troca constante de informações com a comunidade que fará uso do projeto, tornando os projetos mais pertinentes e adequados às diversas realidades.

Internacionais
Adamo-Faiden (Argentina) - Sebastian Adamo e Marcelo Faiden. Além das diversas premiações e publicações sobre sua obra, tem se destacado atualmente pela produção de edifícios residenciais de pequeno e médio porte dentro de um mercado alternativo, ou seja, eles realizam os edifícios através de parcerias diretas com os futuros moradores, eliminando a figura do incorporador e dos lucros exagerados das grandes construtoras. Isso tem se caracterizado com uma saída de sucesso para a realização de arquitetura autoral dentro do mercado tido como impositor de modelos pré-estabelecidos, além de ter se constituído numa importante alternativa nos tempos de crise econômica na Argentina.

Pezo von Ellrichshausen (Chile) - Sofia von Ellrichshausen (Argentina) e Mauricio Pezo (Chile).  Trabalham em Concepcion (fora do centro principal chileno). Desenvolveram, em parceria com outros escritórios, o projeto META (http://www.meta-chile.cl/en), no qual fizeram 10 pavilhões (um por escritório) para comunidades atingidas pelo terremoto no Chile, mostrando que a boa arquitetura pode estar relacionada, inclusive, com situações emergenciais.

Nómena (Peru) - formado por 4 jovens peruanos, possuem atuação diversificada, além de projetos, produziram um livro e tiveram vários artigos publicados em jornal, com temas relacionados a questões urbanas.

Oficinal Informal (Colômbia) - faz parte da nova geração de arquitetos colombianos que vem obtendo destaque dentro e fora do país. Pesquisa a relação entre arquitetura formal e arquitetura informal. Bogotá e Medellin têm servido como estudo de caso no mundo todo sobre diversas questões relacionadas às cidades, como mobilidade, equipamentos públicos de qualidade, rede de bibliotecas e a questão da violência urbana, que tem diminuído drasticamente ao longo dos anos, etc.

T3Arc (México) - da mesma forma que o escritório chileno, pode-se destacar aqui o fato do T3Arc ser sediado em Cuernavaca, fora do eixo principal mexicano (Cidade do México), valorizando ainda mais o seu reconhecimento. A questão da sustentabilidade em sua obra é trabalhada de uma forma magistral, não se rendendo apenas à aplicação de produtos tecnológicos, mas trabalhando com a questão global da obra e todos os materiais que estão ao seu alcance.

Sobre o FJAL
O Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos – FJAL – foi uma ideia que começou em junho de 2010, quando jovens arquitetos de Fortaleza resolveram trazer para o debate a nova produção arquitetônica da América Latina. O recorte utilizado na escolha dos arquitetos convidados foi pautado na idade e no lugar de atuação dos mesmos. Outro princípio básico na escolha dos palestrantes foi ensejo de demonstrar profissionais que estivessem atuando na América Latina com um forte embasamento teórico – aliando, portanto, teoria e prática arquitetônicas. A primeira edição, ocorrida em Fortaleza, em 2011, teve como tema “Inserções numa Realidade Periférica” e contou com cerca de 500 participantes.

Programação
Dia 15 de maio (quarta-feira)
14h às 17 h – Credenciamento
17h às 17h30 – Abertura
17h30 às 20h – Palestras: Triptyque (SP) e T3ARC (México)

Dia 16 de maio (quinta-feira)
14h às 17 h – Palestras: Urban Recycle (Salvador); Vazio S/A (Belo Horizonte) e Mómena (Peru)
17h às 17h30 – Intervalo
17h30 às 20h – Palestras: Domo Arquitetos (Brasília) e Adamo-Faiden (Argentina)

Dia 17 de Maio (sexta-feira)
14h às 17 h – Palestras: Marcos Boldarini (SP) e Oficina Informal (Colômbia)
17h às 17h30 – Intervalo
17h30 às 20h – Palestras: Carla Juaçaba (RJ) e Pezo Von Ellrichshausen (Chile)

·  II Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos
Período: de hoje (15) até sexta-feira (17)
Local: Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Centro – Fortaleza - CE) 
Informações e inscrições: (85) 3215.4564 / 3261.111 ou www.fjal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário