terça-feira, 13 de outubro de 2015

Suricate Seboso é a página de humor no facebook mais influente na América do Sul




Boa parte do sucesso do personagem que faz graça com situações cotidianas vem da relação de afeto que seus roteiristas mantêm com o bairro Sapiranga. 


          Tudo começou como uma brincadeira entre vizinhos, mas acabou viralizando nas redes sociais e ganhando o mundo. Com sacadas de teor regional e fazendo graça com situações cotidianas, o Suricate Seboso foi ganhando espaço e ultrapassando os limites da cidade de Fortaleza e do próprio Ceará. Segundo o último levantamento divulgado em setembro pelo SumoRank (empresa americana que mede influência de conteúdos publicados no Facebook) o web-personagem cearense tem a 11ª página de humor mais influente no mundo, ficando em 2º lugar na América Latina e reinando absoluto na América do Sul.   

          “Foi uma iniciativa simples que surgiu da brincadeira entre vizinhos”, explica Diego Jovino (29), criador do Suricate Seboso, “mas acabou dando certo”. Diego nasceu e cresceu no Sapiranga (bairro que fica na Zona Leste de Fortaleza, a 14km do Centro) e ainda reside no lugar.  É das histórias que vivencia no bairro que ele e os parceiros, Dudu Souza (19) e Leo Gannbiarra (23), alimentam os conteúdos da página de comédia mais popular do continente.  
 
Diego Jovino é o criador do Suricate Seboso

Foi a partir da relação com o lugar onde vivem que o Diego, Dudu e Léo modelaram o formato do personagem que conseguiu a empatia de tanta gente mundo a fora, e esse carinho pelo lugar não fica apenas em posts nas redes sociais. Uma outra iniciativa simples que começou da brincadeira entre vizinhos e acabou dando muito certo é o projeto Sarau Cultural na Praça da Sapiranga, que o trio do Suricate ajuda a manter vivo. 

Diego, Dudu e Léo são os responsáveis pelo sucesso do personagem

O Sarau foi uma ideia coletiva que surgiu da vontade de instigar a comunidade a se apropriar do espaço público. O evento acontece semanalmente, às sextas-feiras e já tem 270 edições. “Começou há cinco anos, passou um tempo sem acontecer, mas agora pegou fôlego”, explica Léo Gannbiarra. “Isso não é um projeto do Suricate, a gente nem participa enquanto personagem no Sarau,” conta Diego, “estamos ajudando a galera a manter o projeto como moradores do bairro, porque é importante.”

A Sapiranga tem paisagem natural composta por lagoas e vasta área de vegetação preservada. Poderia ser um paraíso, no entanto, estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança do Estado do Ceará apontaram o bairro como um dos 10 que tiveram maior índice de homicídios nos primeiros quatro meses de 2015. Em meio a esse cenário, a juventude do lugar resolveu provocar a comunidade onde moram a ocupar a rua com música e poesia em vez de se trancarem dentro de casa. Tem funcionado. Na semana passada, os moradores do lugar comemoraram 200 dias sem registros de homicídios.


:: SERVIÇO ::


SURICATE SEBOSO É A PÁGINA DE HUMOR MAIS INFLUENTE DA AMÉRICA DO SUL
ENTREVISTAS:
DIEGO JOVINO (9 99719 1877), LEO GANNBIARRA (9 9900 1904), DUDU SOUZA (9 9774 8806)
CONTATO: ADRIANO CANUTTO (9 8702 5818)
ASSESSORIA DE IMPRENSA: ARI AREIA (9 88357619)
FACEBOOK: https://www.facebook.com/suricateseboso?fref=ts
LINK SUMORANK: http://sumorank.com/fb-page/top/Comedian

Nenhum comentário:

Postar um comentário