terça-feira, 13 de outubro de 2015

Festaleza em Canoa Quebrada: Lançamento do Festival Canoa Blues acontece dia 16 de outubro, no Dragão do Mar

Banda In Blues será uma das atrações do Canoa Blues 




blues vai ser o ritmo de outubro no litoral do Ceará. É a edição 2015 do Festival Canoa Blues. O evento será aberto em 16 de outubro, em Fortaleza, e nos dias 23 e 24, segue para Canoa Quebrada, com apresentações exclusivas de bandas com destaque nos cenários local, nacional e internacional. Além da programação musical totalmente gratuita, o Canoa Blues também traz atividades artísticas com viés educacional que estimulam a inclusão social e cultural no município de Aracati. 

Seguindo a tradição das edições anteriores, a abertura do 8º Canoa Blues leva o clima de Canoa Quebrada para Espaço Rogaciano Leite Filho, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na noite do dia 16, quem dá o tom da festa são as bandas In Blues (CE) e Cláudio Oliveira (CE). No dia 23 de outubro, o festival chega ao Litoral Leste, com um tributo ao guitarrista B.B. King, em apresentações marcantes de Maurício Sahady (RJ) e Jefferson Gonçalves (RJ), seguida da banda Blues Beatles (SP). 

No dia 24, sábado, sobem ao palco Andy Serrano (RS), acompanhado da Blues Label (CE), e o gaitista R.J. Mischo (EUA) e o guitarrista Igor Prado (SP). Ainda no dia 24, a já tradicional jam session do festival vai reunir artistas de Canoa Quebrada e convidados - e quem mais quiser dar uma "canja".

Com forte engajamento em ações de incentivo à cultura e à responsabilidade social, o evento também vai promover campanha de doação de livros, que serão destinados à biblioteca do Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. Também como parte da programação educativa, o Canoa Blues realiza, no dia 30 de outubro, uma oficina de narração de histórias para crianças e adolescentes atendidas pela ONG Canoa Criança, tendo como facilitadora a atriz e arte-educadora Elisângela Castro. 

Confira a programação completa:

Atrações

In Blues - Formada em Fortaleza e na ativa desde setembro de 2011, a InBlues está em nova fase com a vocalista Gabriela Alcântara, cantora versátil com formação em piano clássico, canto coral e trilha sonora. O grupo realiza um trabalho blueseiro com força e expressividade originais, apresentando contemporânea releituras de clássicos do bluesblues-rock, jazz, soul e black music. 

 
O músico Cláudio Oliveira também anima o público em Canoa


Cláudio Oliveira - Abraçando a carreira solo aos 41 anos de idade, o artista encara mais um desafio em sua vida, marcada por trabalho intenso e muitas conquistas. Agora, com maturidade e muitas experiências acumuladas, Cláudio Oliveira diz que é hora de "partir pra cima e seguir em frente", com as lições do passado e as expectativas do futuro.

Maurício Sahady - Bluesman da primeira safra nacional, Sahady iniciou sua carreira na banda carioca Atlântico Blues, uma das pioneiras no País.  Com um trabalho que remete ao Blues de Chicago, o artista imprime personalidade na pegada e no timbre que evocam o som que normalmente só é feito pelos grandes mestres americanos como Freddy King, a quem homenageia na execução fiel de "You got to love with the feeling". 

Jefferson Gonçalves - Considerado por críticos e público como um dos mais expressivos instrumentistas brasileiros, o carioca se destaca pelo bom gosto, técnica, sofisticação e musicalidade. Com sua gaita faz um mix entre a música negra norte americana e o regionalismo dos ritmos nordestinos como o forró, o baião, o xaxado, o maracatu, entre outros. Atualmente, está lançando simultaneamente o CD e DVD – Encruzilhada ao vivo (Carcará Records). 

Blues Beatles – Presença frequente nas principais casas de shows do País, o grupo promove um encontro de sonoridade vocal dos Beatles com o ritmo contagiante do blues. O resultado é um show inovador, no qual as melodias familiares dos Beatles se misturam em arranjos com solos de guitarra, Hammond, piano e gaita. A formação dos integrantes é Marcos Viana no vocal, Flávio Naves no Hammond B3, Raoni Brascher no baixo e vocal, Danilo Simi na guitarra, Marcelo Naves na gaita e Humberto Zigler na bateria.

Andy Serrano - Músico desde 1989, contemplado duas vezes com o Prêmio Açorianos de Música (coletânea “Blues 4 POA” e CD autoral “Bluemind”), Andy Serrano é compositor, arranjador, produtor, gaitista, cantor, guitarrista e baterista. Seu trabalho consiste no estudo e interpretação dos gêneros norte-americanos da década de 50: blues, rockabilly, swing, doowop, rock'n'roll, muitas vezes misturando gêneros e criando interseções magníficas. 

R.J. Mischo - Indicado para vários prêmios da Academia de Música de Minnesota, R.J. (Robert) Mischo começou a cantar e tocar gaita em Minneapolis (EUA) no final dos anos 1970. Dividiu palco com pesos-pesados do Blues, como Mojo Buford, Percy Strother e Milwaukee Slim e foi frontman de várias bandas, incluindo Blues Deluxe e R.J. & Kid Morgan Blues Band. Após uma série de turnês pela Europa, reformou a banda nos Estados Unidos e a chamou de R.J. Mischo and His Red Hot Blues Band. Atualmente, faz aparições regulares nos EUA e em países europeus. No Brasil, é acompanhado pela Igor Prado Blues Band, de São Paulo. 

Igor Prado Blues Band - Atualmente, é a banda sul-americana mais ativa no cenário internacional excursionando pelo mundo afora e participando de grandes festivais. Igor Prado toca guitarra desde os 11 anos e aprofundou-se na linguagem do Blues tradicional e West Coast Swing, estilo que mistura o blues com elementos do Swing, famoso movimento de jazz dançante dos anos 1940. Em sua bagagem, o guitarrista e anfitrião da banda tem diversas excursões com renomados artistas americanos. A Igor Prado Band é formada por seu irmão Yuri Prado na bateria, Rodrigo Mantovani no contrabaixo elétrico e acústico e Denílson Martins no Saxofone Barítono.


SERVIÇO CANOA BLUES 2015

16 de outubro, sexta-feira
Abertura do Canoa Blues 2015 - Fortaleza
LOCAL: Espaço Rogaciano Leite Filho - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza
ATRAÇÕES: Banda Inblues e Claudio Oliveira
HORÁRIO: 21 horas
Acesso gratuito

23 de outubro, sexta-feira
Canoa Quebrada
LOCAL: Polo de Lazer de Canoa Quebrada
ATRAÇÕES: Maurício Sahady & Jefferson Gonçalves e Blues Beatles 
HORÁRIO: 22 horas
Acesso gratuito

24 de outubro, sábado
Canoa Quebrada
LOCAL: Polo de Lazer de Canoa Quebrada
ATRAÇÕES: Andy Serrano & Blues Label, R.J. Mischo & Igor Prado Blues Band 
HORÁRIO: 22 horas
Acesso gratuito

30 de outubro, sexta-feira 
Oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes com atriz e arte-educadora Elisângela Castro
Canoa Quebrada
LOCAL: ONG Canoa Criança
HORÁRIO: 15 horas
Acesso Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário