terça-feira, 16 de julho de 2013

Caixa Cultural faz homenagem a Ariano Suassuna com diversas atividades

Exposição de fotos da vida do escritor, exibição de sete filmes e aula-espetáculo com a presença de Suassuna integram projeto “Arte Como Missão”


A Caixa Cultural Fortaleza apresenta este mês, de 18 a 28 de julho, o projeto “Ariano Suassuna – Arte Como Missão”, que vai percorrer o país, teve início em Brasília e agora chega em Fortaleza. O projeto prevê aulas-espetáculo com o escritor, exposição fotográfica e ciclos de filmes. Considerado por diversos críticos o principal escritor brasileiro em atividade, Ariano Suassuna, há décadas, é um nome destacado da nossa cultura. 

Dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, idealizador e principal teórico do Movimento Armorial, considerado por diversos críticos o principal escritor brasileiro vivo, Ariano Suassuna tornou-se íntimo do povo brasileiro devido ao sucesso de sua peça O Auto da Compadecida, transposta para a televisão e depois para o cinema por Guel Arraes. Antes disso, houve a adaptação para a TV da peça teatral Uma Mulher Vestida de Sol. Seguiu-se a adaptação de Romance d’A Pedra do Reino, ambas de Luiz Fernando Carvalho. Mas há muito mais tempo, seu pensamento indignado vem iluminando as reflexões sobre cultura brasileira.


Tendo como ponto de partida uma obra literária de alcance universal, sua presença na vida brasileira atingiu todas as camadas sociais e todos os públicos, sem que, para isso, tenha abdicado de suas ideias e valores, voltados à cultura popular nordestina e ao homem universal. Mantendo uma invejável coerência de princípios que percorrem toda sua obra, Suassuna também se faz presente na cultura brasileira através da influência exercida em inúmeros artistas, movimentos culturais e no debate intelectual.


Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no sertão, na Fazenda Acauhan. Com a Revolução de 30, seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, o escritor fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral.  Ariano Suassuana ocupa, desde 1989, a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.


O centro cultural da Praia de Iracema sediará a mostra de filmes sobre Suassuna e sua obra e a exposição fotográfica “O Decifrador”. A mostra de filmes acontece a partir de sexta-feira (19), com a exibição de sete títulos, entre eles “O Auto da Compadecida” e “Pedra do Reino”. No mesmo dia acontece a abertura da exposição de fotos. O projeto, que foi idealizado e coordenado por Elias Sabbag e Marcos Azevedo, percorrerá seis capitais do país e será aberto com uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna, no anfiteatro do Dragão do Mar, no dia 18, às 20h. Em sua aula, o escritor e poeta, um dos maiores defensores da cultura brasileira, promete discorrer sobre arte, mercado e identidade cultural. A entrada é franca, mas o acesso ao teatro estará sujeito à capacidade da sala.


No dia 19, sexta-feira, a partir das 19h será a abertura da Exposição “O Decifrador”, na sala Gente Arteira da Caixa Cultural, com 30 fotos de toda a vida e obra de Ariano. As fotografias possuem um tratamento artístico dado por Alexandre Nóbrega, que tem uma convivência muito próxima com o escritor, acompanhando-o nas viagens, com acesso a momentos descontraídos do cotidiano do autor de “O Auto da Compadecida”. Suas fotos revelam momentos íntimos, como Suassuna lendo deitado no chão de um aeroporto, suas visitas ao interior da Paraíba e de Pernambuco, e seu descanso na casa do Recife. A mostra poderá ser vista até 28 de julho.





Já o ciclo de filmes, que acontece no final de semana, de 19 a 21 de julho, sexta-feira, sábado e domingo, na Caixa Cultural, será integrado por sete títulos, entre ficção e documentários. A produção na área audiovisual é vasta e inclui filmes como “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes, o documentário “O sertão mundo de Suassuna”, de Douglas Machado, e produções criadas originalmente para a televisão, como “A Pedra do Reino”, “A farsa da boa preguiça”, “O Santo e a porca” e “Mulher Vestida de Sol”.


SERVIÇO
 


Projeto “Ariano Suassuna – Arte Como Missão”

Aula-Espetáculo

Data: 18 de julho de 2013 (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Anfiteatro do Dragão do Mar

Entrada franca: por ordem de chegada (sujeito à lotação da sala)



Exposição Fotográfica – “O Decifrador”


Abertura: dia 19 de julho, às 19 horas.

Visitação: de 19 a 28 de julho de 2013, das 10 às 20h

Local: Sala Gente Arteira da CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema



Mostra de Filmes sobre Ariano Suassuna e sua obra


Data: de 19 a 21 de julho de 2013 (sexta-feira a domingo)

Horário e Programação: abaixo

Local - Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Informações – 3453-2770


Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário