quarta-feira, 1 de agosto de 2012

I Mostra Estudantil de Teatro e Dança de Caridade acontece nesse fim de semana

As apresentações da primeira edição deste novo evento serão realizadas na cidade de Caridade, no interior cearense, por alunos de escolas públicas de Boa Viagem, Caridade, General Sampaio, Itatira, Paramoti e Canindé, nos dias 03, 04 e 05 de Agosto




A Fundação Francisco Fonseca Lopes, atuando na cidade de Caridade desde 2005, se empenhando no desenvolvimento sociocultural e ambientalista daquela região, realizará a I Mostra Estudantil de Teatro e Dança de Caridade de 03 a 05 de Agosto, juntamente com as Secretarias de Cultura e Educação das cidades que se agrupam no sertão de Canindé.

A primeira edição da Mostra Estudantil de Teatro e Dança de Caridade abrangerá sete municípios da região do Sertão de Canindé (Boa Viagem, Caridade, General Sampaio, Itatira, Paramoti, Canindé) com a finalidade de disseminar a importância da arte na sociedade e desenvolver a cultura local, especificamente na cidade de Caridade, onde ocorrerá um intercâmbio cultural entre estudantes e educadores o interior do Ceará. 
 
A programação diversificada durante os 3 dias do evento promoverá apresentações de espetáculos de teatro e dança com duração de 10 a 30 minutos por alunos de 12 escolas da rede de ensino público, shows musicais de artistas regionais que comporão a abertura e o fechamento da Mostra e um debate com diretores, educadores e alunos envolvidos no projeto, que frisará em novas práticas que estimulem a aprendizagem e formação de caráter cultural dentro das instituições de ensino utilizando ferramentas artísticas. Haverá também oficinas básicas de teatro e dança que beneficiarão o total de 30 estudantes e moradores da região, além do cortejo artístico nas principais ruas de Caridade. Vale ressaltar que toda a programação será gratuita, oportunizando a formação de novas plateias pelo interior do estado. Os espetáculos de dança, artes cênicas e shows musicais serão apresentados na Praça da Matriz de Caridade em um tablado aberto de 19h às 23h, e as oficinas serão realizadas no centro comunitário, no salão paroquial de Caridade e na sala multifuncional da FCFFL.

A Mostra não será competitiva, mas todos os participantes receberão um troféu padronizado da I Mostra Estudantil de Teatro e Dança de Caridade e um kit de maquiagem para teatro e dança, como incentivo aos jovens para que deem continuidade para as próximas edições.  

O objetivo da Mostra é valorizar a cultura do sertão cearense, instigando a juventude local a criar e desenvolver novas demonstrações artísticas a partir da tradição histórica da sua região, unindo o novo e o passado em só elemento, dando acessibilidade à arte para os sertanejos cearenses de todas as idades e abrindo caminho além das lavouras para estes jovens.

Serviço:
I Mostra Estudantil de Teatro e Dança de Caridade
Datas: 03, 04 e 05 de Agosto
Horário: 19h às 23h
Praça da Matriz de Caridade
Informações: (85) 3324.1120/  (85) 9203.0041
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário