quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Figurativo debochado de Claudio Cesar em exposição nos Correios



                                

Claudio Cesar – 20 anos é a exposição em cartaz a partir desta quinta feira (02), no Espaço Cultural dos Correios, no Centro de Fortaleza. A mostra reúne 27 trabalhos, entre pinturas, desenhos e esculturas, que representam a trajetória do artista plástico de estilo “figurativo abstrato”, como ele próprio se define. Claudio César era um inquieto advogado, que desenhava compulsivamente na capa dos processos e até nas peças dos autos, nas suas idas e vindas ao fórum. Até que um dia, jogou tudo para o ar, para se dedicar às artes plásticas.

O carioca de nascimento Claudio Cesar é um dos mais produtivos e respeitados artistas em atuação no Ceará. Sua obra é composta de crônicas sociais urbanas, onde o drama e o bom humor dialogam sem problemas. A temática é plural e diversa, pervertida e perversa, mas quase sempre traz o homem em suas relações conflituosas consigo mesmo e com o outro. O tempo é o contemporâneo, o espaço é o do cotidiano – ou o contrário, se preferir. “Viajo entre o cínico e o onírico”, explica o artista, deixando escapar uma pincelada de escracho.


O figurativo debochado de Claudio Cesar pode ser visto claramente desde as primeiras produções de sua carreira. Como em Teclado em Noite Lisérgica, uma abordagem underground sobre a arte e a solidão. Ou em Madona no Brasil, em que uma vaca conversa com uma pop star de seios avantajados, chamando-a de “colega”. Entre os destaques apontados pelo autor na exposição, estão Decífra-me (acrílica sobre tela, 0,80m x 1,60m), Só Sei que Era Perto de Sobral (nankin sobre papel canson, 0,30m x 0,42m) e a escultura em argila Godiva.
 
Claudio Cesar é o autor do painel da cearensidade, em exposição permanente na entrada do plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa. Seus trabalhos estão em coleções e galerias em todo o país.  Participou e foi premiado em salões importantes, como a Unifor Plástica.  A exposição Cláudio César – 20 anos é um dos sete projetos contemplados na seleção de patrocínio cultural para compor a programação do equipamento cultural dos Correios em Fortaleza. A estatal está destinando R$ 10 milhões para o patrocínio de 62 projetos culturais.



Claudio Cesar: Sou um descricionista


O artista plástico carioca radicado em Fortaleza, Claudio Cesar, não se amarra a regras, nem às gramaticais, como se vê pela ausência de acentos no nome composto que carrega. Até parece que são dois artista vivendo em um só corpo, o Claudio e o Cesar, tamanha é a eloquência de sua obra. Desta vez, ele abriu o acervo pessoal, como quem viaja para dentro de se mesmo. E reencontrou-se com sua carreira, que completa duas décadas. O momento está sendo marcado com a exposição Claudio Cesar – 20 Anos, em cartaz de 2 de agosto a 22 de setembro, no espaço cultural dos Correios. Na entrevista a seguir, ele fala da mostra, de sua obra, do momento em que se assumiu como artista e dos novos planos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário