terça-feira, 5 de novembro de 2013

Projeto de Lei inclui "Novembro Azul" no Calendário Oficial de Eventos de Fortaleza



       Começou a tramitar hoje (05) na Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Lei 0389/2013, de a
utoria do vereador Márcio Cruz (PROS).  O texto solicita do Poder Executivo a inclusão do “Novembro Azul” no calendário oficial de eventos do Município, realizando ações educativas de conscientização e combate ao câncer de próstata no âmbito de Fortaleza.


              Para Márcio Cruz, “o alerta aos riscos do câncer de próstata é um chamado da Sociedade Brasileira de Urologia e cabe a nós, quanto representantes do povo nas Casas Legislativas, pensar ações educativas, bem como fiscalizar a disponibilidade de exames e o tratamento dispensado aos acometidos pela doença”. Segundo o Projeto do vereador o câncer de próstata no Brasil faz mais vítimas que o de mama, sendo uma das principais causas de óbito entre os homens. “Vale salientar que as ações de diagnóstico e tratamento devem ser intensas durante todo o ano, porém, aproveitaremos o mês de novembro para efetivar o debate e levar mais esclarecimentos a cerca desta doença que tanto afeta a população masculina”, esclarece o vereador.



              Aprovada a Lei irá estabelecer no Município, todos os meses de novembro, as ações de diagnóstico e acompanhamento da doença. Campanhas educativas, orientação à população, intensificação do acesso aos exames diagnósticos e a elaboração da pauta anual de atividades acerca do câncer de próstata em Fortaleza são algumas das ações  envolvidas no movimento “Novembro Azul”.  





                 :: Sobre o movimento “Novembro Azul”



              O movimento “Novembro Azul” é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil o alerta é coordenado pela Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com o Instituto Lado a Lado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário