segunda-feira, 10 de junho de 2013

Espetáculo "Woyzeck High Tech" futurista interpreta o comportamento social do homem

 O espetáculo "Woyzeck High Tech" chega ao palco do Teatro SESC SENAC Iracema, em Junho, sob a Coordenação de Paulo Ess, para mostrar sempre aos sábados e domingos, às 20 horas, a história de um homem que em crise vive numa comunidade onde a moral e os bons costumes são o padrão de um "homem de bem". Miliciano e miserável, Woyzeck é submetido à uma série de atividades para ganhar trocados extras e sustentar sua mulher, Marie, e, o filho. "Woyzeck High Tech" propõe questionamentos que permeiam o que se tornou inconsciente de uma sociedade que corre, através de uma encenação inspirada no futurismo. A peça dirigida por Gabriel Matos é uma montagem da turma 2009.2 do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE.
Texto, atores e montagem 
"Woyzeck High Tech" é um texto clássico, é assim mesmo: Woyzeck é um soldado, trabalhador e dedicado a Marie. É, também, um tamboreiro-mor, atraente e aproveitador. O autor surpreendente e inovador do drama chama-se Karl Georg Buchner, um saudoso escritor e dramaturgo alemão. Sua dramaturgia nos devolve o desejo de aceitação e revolta.


Os atores desta montagem sentem a necessidade de contar, invadir  a noite com seu fôlego. Todas as atividades sempre foram compartilhadas com todos. No curso de Licenciatura em Teatro do IFCE, os atores vivenciaram todas as possibilidades da linguagem teatral, que vão desde a prática da interpretação à história do teatro mundial e suas teorias, passando por conceitos éticos e filosóficos da arte.
Na etapa final do Curso, os alunos experimentaram a prática teatral, por meio dessa montagem. É o ator, elemento essencial com sua arte de representar, que no teatro homogeíza o figurino, a iluminação, a música e o cenário. Outro momento rico para este grupo de atores refere-se à anatomia estabelecida em nosso processo de trabalho.
Paulo Ess - Coordenador da Montagem afirma que é assim que apresenta Gabriel Matos. Sua inquietação, acrescenta Ess, despertou-me a perceber o diretor que ele é. Sua direção artística aponta para um trabalho performático, quando olha o teatro e as artes visuais com sua visão contemporânea, sem jamais perder as referências que o teatro nos dá de mais forte: A interpretação.
Agindo dessa forma, explica Paulo Ess, Gabriel quando apresenta o seu "Woyzeck High Tech", está propondo uma ruptura da linguagem formal e nos coloca em condição questionadora, saindo da nossa zona de conforto, incomodando a tudo que está posto.
"Woyzech High Tech" na visão de Paulo Ess


Todos somos deuses e astronautas, capazes de transformar o mundo. Depois que o artista Marcel Duchamp afirmou que qualquer ato é um ato artístico, passamos a perceber a força criadora que cada um possui. Todos atores somos. Todos sujeitos de nosso tempo, assim como o momento que norteia a performance e toma conta da ação.
Trazemos no peito a intensa vontade de contar a história, em constante transformação. Nosso corpo está lá, em cena, exposto, pronto como meio de expressão, retomando o sentido mais animal do homem e as necessidades mais básicas. Destaco bastante atenção para a linguagem defendida pelos atores em cena. Observem os signos, diversas imagens são expostas como carne no mercado.
Fazemos do nosso próprio corpo uma forma ritualística da necessidade estabelecida. Os artistas apresentam seu corpo exposto, em transgressão  e transformam a realidade aparente. Tudo é muito viável,  vulnerável, frágil e se desmonta diante da própria vista. E a palavra? Ela salta, corre por entre as pessoas, atropela os mentirosos e apunhala os covardes.

Serviço:
Woyzeck High Tech
Dias: Sábados e Domingos
Horário: 20h
Local: Teatro SESC SENAC Iracema
             Rua Boris 90 "C" (Praia de Iracema)
Ingressos: R$ 12,00 (Inteira)
                      R$   6,00 (Meia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário