quinta-feira, 9 de junho de 2016

Cadeh Juaçaba lança exposição “Plácido Povo” na Galeria Contemporarte




A mostra é uma parceria das Galerias Contemporarte e Artequattro e segue aberta para visitação até 8 de julho

          A galeria Contemporarte recebe, a partir de 16 de junho, a exposição “Plácido Povo”, de Cadeh Juaçaba, que usa a tecnologia digital num processo quase arqueológico para o resgate de uma Fortaleza escondida, na busca da ressignificação de sua arquitetura originalmente eclética. A mostra é uma parceria das Galerias Contemporarte e Artequattro e segue aberta para visitação até 8 de julho.



          O trabalho é resultado de uma vasta pesquisa de Cadeh Juaçaba sobre a relevância sociocultural de obras arquitetônicas no Centro de Fortaleza e as intervenções por elas sofridas. “Fui motivado pela nostalgia da memória que não é minha e busco compreender os contrastes promovidos pelo tempo, os costumes, volumes urbanos e o lugar comum da publicidade”, revela.

          Para a exposição, o artista buscou registros fotográficos de importantes construções erguidas entre 1915 e 1940, com o interesse de montar um passeio pelo centro histórico de Fortaleza. Posteriormente, capturou imagens atuais das obras para submeter aos softwares de fotogrametria. O produto final é o confronto desses contrastes visuais, como um convite para reobservar o espaço urbano e a paisagem cultural, o respeito à memória da cidade e suas construções históricas, motivando debates entre todos os setores sobre as condições do patrimônio público e privado.

          De acordo com o diretor da Contemporarte, Aldonso Palácio, a exposição traz um olhar subjetivo de Cadeh Juaçaba para uma Fortaleza cheia de contrastes. “A cidade é viva e está em constante de mudança. Cada um tem uma nostalgia particular e também um modo próprio de lidar com as intervenções de cada época. As obras são um excelente convite para essa reflexão”, provoca.


Cadeh Juaçaba
 
Artista plástico Cadeh Juaçaba
 
          Nascido de duas famílias diretamente ligadas a arte, Cadeh Juaçaba cresceu cercado de pessoas criativas e com suas criações artísticas distintas, de extrema relevância e projeção na cidade de Fortaleza. Por volta dos 9 anos, começou a frequentar o ateliê de sua tia-avó paterna, Heloysa Juaçaba, que o influenciou em suas primeiras experiências com a pintura. No decorrer dos anos, foi experimentando também a arte da escultura em cerâmica e desenvolvendo o desenho.

          Após a graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade de Fortaleza, atuou no mercado como diretor de arte e ilustração, por quatro anos, até iniciar o curso de pós-graduação em design de produto na Scuola Politécnica de Milão, na Itália. Na volta para Fortaleza, abriu o estúdio de design DEGIZ. 

          Participa assiduamente de cursos, workshops e seminários nacionais e internacionais na área das artes visuais e design. Recentemente, apresentou trabalho dedicado ao objeto de fé e a história de Padre Cicero, em mostra coletiva realizada em Fortaleza.


Clube do Colecionador

             Durante o coquetel de lançamento da exposição “Plácido Povo”, a Contemporarte apresentará o Clube do Colecionar, programa da Galeria, em parceria com a Artequattro para fomentar a arte no Ceará. No primeiro grupo, 15 sócios receberão obras de uma edição limitada dos artistas Cadeh Juaçaba, Rafael Limaverde, Totonho Laprovitera, Tulio Paracampos e Zé Tarcísio. Cada trabalho será produzido em apenas 15 unidades, exclusivas para os sócios do projeto.


Serviço:

Exposição “Plácido Povo”

Artista: Cadeh Juaçaba
Abertura: 16 de junho (quinta)
Horário: 19h
Período da exposição: de 16/06 a 08/07
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19:00h.
Local: Galeria Contemporarte - Rua Vilebaldo Aguiar, 300 - Cocó - Fortaleza-CE
Informações (85) 3023 2001
instagram @contemporarte
facebook /contemporarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário