terça-feira, 9 de julho de 2013

Ednardo celebra 40 anos de carreira no Centro Dragão do Mar



Apresentação do cantor cearense acontece no dia 27 de julho, com gravação de um DVD ao vivo no centro cultural

O cantor Ednardo estará celebrando quatro décadas no próximo dia 27 de julho, às 21h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: no show será gravado o DVD ao vivo. Há 40 anos, versos e músicas do artista cearense Ednardo foram soltos aos quatro ventos e continuam a circular em todo lugar, varando cancelas, abrindo porteiras, alcançando novas gerações. Ainda hoje, muitas luas cheias depois, suas letras e melodias seguem entoando forte, muito além da Beira-Mar.

Quatro décadas depois do lançamento do disco Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto Na Viagem – Pessoal do Ceará, gravado em 1973 com Rodger Rogério e Teti, Ednardo comemora a data no show Ednardo - 40 anos de Canção, no dia 27 de julho, às 21 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, com acesso gratuito.
O show será gravado em DVD ao Vivo, acompanhado de talentosos músicos cearenses e a participação especial de Rodger Rogério e Teti, e do paraibano Chico César, seu parceiro na música “Única Pessoa”, do CD homônimo lançado por Ednardo em 2001. De 1973 - quando lançou os hits “Beira Mar”, “Terral” e “Ingazeiras” - para cá, Ednardo foi muito além das dunas brancas.  A estrada o seduziu. Ganhou o sul, a sorte e vem construindo uma vasta história, com mais de 400 músicas e letras, distribuídas em 15 discos originais, 16 discos de compilações, duas trilhas musicais para teatro, dois especiais para TV e quatro trilhas musicais de cinema.

Em 1976, “Pavão Mysteriozo” lançado dois anos antes no disco O Romance do Pavão Mysterioso, abriu asas na carreira de Ednardo ao virar tema de abertura da novela Saramandaia, da Rede Globo, neste ano relançada em nova versão. De suas músicas se destacam ainda muitas outras, como “Artigo 26”, disco Berro (1976), “Enquanto engoma a calça” – coautoria com Climério - e “A Manga Rosa” (Ednardo, 1979).

Reconhecidas internacionalmente, suas músicas já foram gravadas por mais de 50 diferentes intérpretes e tocam em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Japão, Israel, Cuba, México, Argentina, Uruguai, comunidades Latino-Americanas dos Estados Unidos, entre outros.

Ednardo é o autor das trilhas musicais dos filmes Luzia Homem (Fábio Barreto) sucesso de bilheteria no Brasil e exterior, Tigipió (Pedro Jorge de Castro), com trilha premiada nos festivais de Karlov Vary, na Checoslováquia, e em Verona, na Itália, e O Calor da Pele (também de Pedro Jorge de Castro). Em 1977 dirigiu e produziu o filme Cauim, um misto de documentário e ficção sobre o maracatu cearense. Este trabalho deu nome ao seu disco lançado no ano seguinte.

Em 1979 Ednardo realizou em Fortaleza o festival de artes Massafeira Livre, ponto alto da efervecência cultural cearense, levando ao Theatro José de Alencar nomes como Fagner, Belchior, Fausto Nilo, Mona Gadelha, Patativa do Assaré, Lúcio Ricardo, Régis & Rogério, entre muitos dos 400 artistas participantes.

No ano seguinte, o grupo, formado por mais de 80 pessoas, seguiu para o Rio de Janeiro para gravar, em estúdio, obras que marcaram o festival, dando origem ao álbum duplo Massafeira, com direção artística, de produção e estúdio de Ednardo.
Em 2010 o álbum, que é considerado um dos mais importantes registros da música cearense, ganhou uma reedição especial, em CD duplo e livro, comemorativa de 30 anos do antológico encontro musical.

A riqueza musical de Ednardo nesses 40 anos de carreira rompe qualquer tentativa de rotular sua obra. Ele é um dos responsáveis por ampliar a uma dimensão nacional, as manifestações da tradição regional do maracatu, frevo, forró, baião e cordel, que misturadas ao rock, blues, canções românticas, boleros e outros ritmos, resultou nessa tão múltipla obra. Nas palavras do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, em Referenciais Cearenses na Comunicação Musical de Ednardo, “Ele cria em cima do que seria raiz, sem folclorizar seu trabalho. É um artesão da canção, um compositor cearense/brasileiro/universal".

Na apresentação do próximo dia 27 de julho, na Praça Verde do Dragão do Mar, Ednardo estará acompanhado de grandes músicos cearenses como Mími Rocha (guitarra), Luis Miguel Caldas (baixo), Aroldo Araújo (baixo acústico), Herlon Robson (teclado e acordeon), Edson Távora (teclado), Manassés Sousa (viola 12/cavaco), Carlos Patriolino Filho (bandolim/violão), Márcio Resende (metais), Denilson Lopes (bateria), Hoto Junior (percussão), Nilton Fiore (percussão).

SERVIÇO

Ednardo - 40 anos de Canção – Show e gravação do DVD ao vivo, comemorativo aos 40 anos de carreira de Ednardo. Dia 27 de julho, às 21 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE). Informações: (85)3488-8600. Acesso gratuito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário