quarta-feira, 17 de julho de 2013

Centro Cultural BNB promove desafio entre artistas de Blues


O projeto “Blues do Nordeste - Batalha de Bandas 2013” começa hoje no BNB Clube, com shows das bandas Gang da Cidade, Kazane Blues e outros


Duas bandas ou dois artistas no mesmo palco revezando-se numa disputa pelo aplauso do público, esta é a concepção do Blues do Nordeste - Batalha de Bandas 2013, evento promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza, que se realiza entre os dias 18 e 27 de julho, no BNB Clube – Sede Aldeota (Av. Santos Dumont, 3646 - Informações: (85) 4006-7200). Os shows unem a velha tradição do Blues aos repentes do Nordeste brasileiro, onde a “disputa” entre os músicos oferece dinâmica especial às apresentações. A ideia é trazer oferecer ao público presente uma revisitação destes duelos.

“O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil como entidade que apoia as manifestações artísticas do nordeste brasileiro em diálogo com o mundo apresenta este formato como uma forma de inovar a partir da tradição o perfil dos espetáculos oferecidos a sua plateia”, afirma o gerente do CCBNB-Fortaleza, Ricardo Pinto. O evento terá apresentações simultâneas. Uma banda executa uma canção e, assim que esta encerra, a outra banda, por sua vez, já inicia a execução de sua música, deixando para momentos específicos duelos de solos entre músicos das duas bandas.

 As atrações convidadas serão representantes do blues feito no Nordeste e o cronograma dos duelos entre as bandas se dará a partir de temáticas comuns entre os artistas que se apresentarão: nesta quinta o tema será “Dinossauros do Blues Cearense”, com Gang da Cidade (CE) x Kazane Blues (CE). A Gang da Cidade é a maior banda em tempo de atividade da cena rock independente de Fortaleza, celebrando 25 anos na estrada em 2013. 

O grupo traz repertório dançante, releituras de clássicos do rock e composições próprias.  A Gang já se apresentou com Blues Etílicos, Edson Cordeiro, Lily Alcalay e Lemuel Shepard, além de bares, shows e festivais e é  formada por Laerte Duarte, Celso Antoni, Marco Aurélio Holanda e Roque Ney (bateria). Na estreia do “Blues do Nordeste – Batalha de Bandas”, a Gang da Cidade faz apresentação com a banda Kazane Blues. O artista visual e músico Kazane se destaca como um dos pioneiros do blues em Fortaleza, a partir do CD Blues Ceará, coletânea de 1997, apresentando músicas autorais onde canta os bairros da cidade e seus personagens. A banda faz releituras de clássicos do delta de Roberto Johnson, Buddy Guy e Ray Charles e participou de várias mostras de blues e atua nas noites da Praia de Iracema. Na formação atual Kazane, Caike Valente, Carlos Chapa, Bacana de Sousa e Jefferson Brown.

Nesta sexta, a partir das 19h, tem a temática “Primórdios do Blues”, com a batalha entre Gabriel Yang (CE) x Anderson Camelo (SE). Às 21h30 tem outro duelo, com a temática “Rock Contemporâneo”, apresentando as bandas Puro Malte (CE) x Artur Menezes (CE/SP). No sábado, dia 20, a partir das 19h, “As Divas do Blues” são o tema das bandas The Blues Is On The Table (CE) x In Blues (CE). E na segunda sessão do projeto Blues do Nordeste – Batalha de Bandas”, às 21h30, tem “Blues do Nordeste”, com as bandas Edson Travassos (MA) x Rodrigo Morcego (PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário