quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ariano Suassuna debate rumos da cultura brasileira em aula-espetáculo hoje


O projeto "Ariano Suassuna - Arte como Missão", traz a Fortaleza um ciclo de atividades em homenagem ao escritor paraibano, cuja trajetória revela uma valorosa contribuição à literatura e cultura brasileiras. Hoje (18), a partir das 20 horas, uma aula-espetáculo com o mestre Ariano, como costuma ser chamado, será realizada no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema). A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19 horas. A classificação etária é de 12 anos. Além da aula-espetáculo, mostras fotográfica e cinematográfica serão realizadas na Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema) e completarão as ações do projeto, que esteve em Brasília e passará, ainda, por Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Considerado um dos maiores defensores da cultura e identidade nacionais, Suassuna versará, em sua aula-espetáculo, sobre importantes questões acerca do atual momento vivido pela cultura e seus representantes. O romancista, dramaturgo e poeta defende uma arte livre de pressões econômicas, valorizando a arte de caráter passional e vocacional. “Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”, afirma. O encontro será uma ocasião única de contato com a sabedoria das reflexões do autor, considerado por muitos críticos o principal escritor brasileiro em atividade. Idealizado por Elias Sabbag e Marcos Azevedo, o projeto “Ariano Suassuna – Arte como Missão” tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Exposição fotográfica


O artista plástico e fotógrafo Alexandre Nóbrega assina as 30 imagens que ficarão expostas na Caixa Cultural a partir de amanhã (19), às 19 horas. A visitação será aberta ao público diariamente, sempre das 10 horas às 20 horas, até o dia 28 de julho. A partir de um contato íntimo com o autor de O Auto da Compadecida, Alexandre captou registros inusitados e descontraídos do autor durante suas viagens Brasil afora nos últimos 10 anos. De um Ariano deitado no chão de um saguão de aeroporto à espera de um vôo atrasado, até às divertidas visitas ao sertão nordestino, a exposição revela ao expectador um dramaturgo em sua essência, na intimidade que lhe é comum. As fotos já renderam a publicação O Decifrador, editado pelo Sesc em 2011.

Mostra cinematográfica

Uma mostra de obras audiovisuais complementa a programação do projeto “Ariano Suassuna – Arte como Missão”. São oito títulos entre obras adaptadas e documentários que traduzem, além do pensamento e a trajetória do autor, o afeto de uma vida inteira dedicada à escrita de histórias que refletem os costumes e o imaginário popular brasileiro. Em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza, nos dias 19, 20 e 21 de julho, em duas sessões diárias (17h30 e 19h30), a mostra será composta por títulos como O Auto da Compadecida, de Guel Arraes; O Sertãomundo de Suassuna, de Douglas Machado; A Pedra do Reino; A Farsa da Boa Preguiça e O Santo e a Porca.

Sobre Ariano Suassuna

Romancista, dramaturgo, ensaísta, poeta e principal teórico do Movimento Armorial, Ariano Suassuna veio a se tornar íntimo dos brasileiros com a adaptação de sua obra O Auto da Compadecida para a TV. Muito antes disso, as reflexões de Suassuna têm ajudado a problematizar a construção cultural brasileira. O debate intelectual proposto pelo autor tem alcançado visão graças à clareza e coerência de pensamentos elencados por Suassuna, grande defensor da cultura popular brasileira. Membro da cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna também ocupa assento na Academia Paraibana de Letras e possui suas obras traduzidas para sete idiomas além do português.

Programação de filmes na Caixa Cultural Fortaleza
Dia 19 de julho, sexta-feira

Primeira sessão (17:30h)

“O Sertão Mundo de Suassuna" - DVD
Direção: Douglas Machado
Duração: 1h 19min.            Classificação: livre

"O Santo e a Porca" - DVD
Direção: Maurício Faria
Duração: 39min. Classificação: livre

Segunda sessão (19:30h)

"O Auto da Compadecida" - DVD
Direção: Guel Arraes
Duração: 1h 44min. Classificação: livre


Dia 20 de julho, sábado

Primeira sessão (17:30h)

"Quaderna" - DVD
Direção: Alexandre Montoro
Duração: 47min. Classificação: livre

“A Farsa da Boa Preguiça” - DVD
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Duração: 57min. Classificação: 12 anos

Segunda sessão (19:30h)

"Princesa do Sertão" - DVD
Direção: Deraldo Goulart
Duração: 2h 13min. Classificação: livre


Dia 21 de julho, domingo
Primeira sessão (17:30h)

“A Pedra do Reino” – parte 1- DVD

Segunda sessão (19:30h)

“A Pedra do Reino” – parte 2 - DVD
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Duração: 4h 36min. Classificação: 12 anos


·  Serviço – Aula-espetáculo do projeto "Ariano Suassuna - Arte como Missão"

Data: hoje (18)

Local: anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)

Horário: 20 horas


Entrada: gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19 horas
Exposição fotográfica: abertura amanhã (19), às 19 horas | visitação: de 20 a 28 de julho, 
das 10h às 20h, Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).

Ciclo de filmes: dias 19, 20 e 21 de julho; às 17h30 e 19h30, na Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).


Nenhum comentário:

Postar um comentário