terça-feira, 11 de setembro de 2012

Festaleza em Jeri - 5º Jeri Sport Music Festival festeja Jericoacoara com sons e esporte nos dias 27, 28 e 29 de setembro



No quinto ano de apresentações, o Jeri Sport Music Festival leva de 27 a 29/09 ao novo palco na orla de Jericoacoara a sua marca de ineditismos com shows de Barbara Eugênia e Paula Tesser, Fino Coletivo e Farra na Casa Alheia, além da tradicional Regata de Kite e Windsurfe, integrados à comunidade local e aos apelos turísticos, gastronômicos e festivos do paraíso praiano cearense.


 Uma arena, na orla de Jericoacoara, próxima à imponente Duna do Por do Sol, é o novo cenário que celebra de 27 a 29 de setembro o Jeri Sport Music Festival, mais uma festiva edição do Encontro das Artes na famosa praia cearense, que é uma realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Sebrae, Produção Galgo Entretenimento em parceria com a Farra na Casa Alheia. O evento integrações com participação e apoio da comunidade.

A abertura do Jeri Sport Music Festival, a partir das 23h de 27 de setembro (5ª-feira), traz as reverberações festivas dos Mestres de Cerimônia e DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser da Farra na Casa Alheia e convidados, que farão intervenções diárias com sets tropicais em estrutura especial montada pela Red Bull durante a programação gratuita das três noites, que também contam com shows das cantoras Paula Tesser, Barbara Eugenia e do Fino Coletivo, na praia de Jericoacoara.

No dia 28/09 (6ª-feira), o show de abertura é com a delicadeza vibrante da cantora franco-cearense Paula Tesser em bossas novas, canções francesas repaginadas e interpretação de composições autorais. Em seguida, a revelação envolvente da intérprete e compositora carioca Barbara Eugenia, que vem pela primeira vez ao Ceará em turnê do álbum de estréia “Journal de Bad”, com composições próprias e parcerias.  Além da tradicional Regata de kite e windsurfe, no sábado (29/09), que abre às 14h o terceiro e último dia do 5º Jeri Sport Music Festival, à noite o show com os músicos cariocas e alagoanos do Fino Coletivo ressoa canções dos festejados álbuns de estréia (de 2007), "Copacabana" (2010) e novidades do próximo disco que sai em 2013, tendo Adriano Siri e Lancellotti nos vocais, o tecladista Donatinho (filho do célebre João Donato), Alvinho Cabral no violão, Daniel Medeiros no baixo, e Rodrigo Scofield na bateria.
O evento ainda promove oficinas de papel marché nos dias 28 e 29 de setembro, das 18 às 20 horas, gratuitas e direcionadas aos jovens e crianças da comunidade, que terão aulas nas tendas do evento com a professora Andrea Rovere.

Programação 5º Jeri Sport Music Festival

Quinta-feira, 27 de setembro

23h - Festa de abertura do 5º Jeri Sport Music com Farra na Casa Alheia e Red Bull

 
Sexta, 28 de setembro

22h - MCs e DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser da Farra na Casa Alheia

23h - Paula Tesser (França/ Ceará)

0h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza)

0h30 – Barbara Eugênia (RJ/SP)

2h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza)

 
Sábado, 29 de setembro

14h – regata de Windsurfe e Kitesurfe pela orla de Jericoacoara (encontro no palco do Jeri Sport Music e largada próxima à Duna do por do sol)

22h - premiação da regata de windsurfe e kitesurfe

23 h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza) e convidados

0h30 - Fino Coletivo (Alagoas – RJ)

2h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza)


PAULA TESSER

 
 A cantora apresenta show com canções da MPB (Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dorival Caymmi...), clássicos da musica francesa (Edit Piaf, Henri Salvador...) e autorais (Valdo Aderaldo, Oscar Arruda, Jonnata Doll...), acompanhada dos músicos Fabio Amaral (baixo acústico), Ayrton Pessoa (piano e acordeon), Regis Gomes (guitarra), André Benedecti (bactéria). 

Nascida na França, filha de brasileiros, PAULA TESSER canta desde os 16 anos. Participou de várias formações musicais, acompanhada por diversos músicos de Fortaleza com destaque para o parceiro compositor cearense Valdo Aderaldo, cujas composições fazem parte de seu repertório há mais de 20 anos. A cantora traz no repertório de MPB (Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dorival Caymmi...), alguns clássicos da música francesa (Edit Piaf, Henri Salvador...) e músicas autorais (Valdo Aderaldo, Oscar Arruda, Jonnata Doll...), junto aos músicos Fabio Amaral (baixo acústico), Ayrton Pessoa (piano e acordeon), Regis Gomes (guitarra) e André Benedecti ( bateria).

Na Europa (1994-2007), Paula cantou em Paris e na Holanda com a Banda Paula Tesser & Boa CO, interpretando, sobretudo, Bossa Nova, música cearense e francesa. Em Paris, participou dos discos “Boss-a-troniq2 2001” (Warner-Amsterdã), “Cannes 2001-PalmBeach” (Wagram–Paris),”EDC Passport, Eddy de Clercq” (2001-EMI), “Kinobox/Realejo Quartet 2002” (Independente-Fortaleza), também compôs e cantou para o cinema francês: “Trois Zéro”(2001), “Quelqu’un de bien” (2002). Em 2004, gravou em Fortaleza o disco ao vivo “Retrato do vento”, com canções de Valdo Aderaldo; em 2007 gravou duo com Fausto Nilo, e em 2010, cantou em 05 faixas do disco de cânticos budistas do cearense Francisco Casaverde (Ferreirinha).

Em 2010, ao acompanhar a cineasta francesa Agnés Varda em visita à Escola de Artes Visuais de Fortaleza, Tesser acabou no filme “Agnés Varda De ci, de lá” (2011), cantando “Samba do Metrô”. Tem ainda participação especial, cantando “Aquela Flor”, música de Moacir Bedê e letra de Valdo Aderaldo, no disco “Outros sambas” do multi-instrumentista Bedê, em 2011.

Escute e veja mais de Paula Tesser:



BARBARA EUGENIA 


Foto de Biju Caldeira

 O show com repertório do álbum de estreia “Journal do Bad” traz canções como A chave, Haru, Embrace my heart and stay, Ficar assim, Drop the Bombs, Por Aí, O oposto do osso, Agradecimento, Les Cactus, Meu lamento.  Com Barbara Eugenia nos vocais, sobem ao palco do 5º Jeri Sport Music Festival os músicos Tony Gordin (Bateria), Jack Rubens (Guitarra), Tomas Oliveira (Teclado) e Jesus Sanches (Baixo).

Cantora e compositora carioca de Niterói, radicada em São Paulo, Barbara Eugênia lançou o elogiado álbum estréia “Journal de Bad” no final de 2010, com participações de músicos importantes da cena atual e da música brasileira, como Edgard Scandurra, Guizado, Gil Duarte, Tatá Aeroplano, Rica Amabis, Pupillo, Dengue, Otto, Axé, Karina Buhr, Juliana R, Beto Montag, Regis Damasceno.  Com produção dos cearenses Junior Boca (guitarra) e Dustan Gallas (teclados), além de músicas de sua autoria, tem faixas inéditas de Jam da Silva, Aeroplano, Junio Barreto, versões de canções do cearense Fernando Catatau e do ícone Tom Zé. Ainda em 2010, atuou no DVD “Amigos Invisíveis” pelos 20 anos de carreira de Scandurra.

Barbara começou a tocar violão e cantar por volta de 2000. Em 2002 teve duas músicas de sua autoria produzidas por Cecelo Frony. Em 2007 conheceu o produtor Apollo 9 que a convidou para gravar duas faixas na trilha do filme “O cheiro do ralo”, do pernambucano Heitor Dahlia. Em 2008, conheceu Edgard Scandurra, que buscava cantoras para homenagear o artista francês Serge Gainsbourg,  início do projeto “Les Provocateurs”, do qual fizeram (e fazem) parte Arnaldo Antunes, Henrique Alves, Chris Hidalgo, Juliana R.

Em 2008, Eugênia participou dos shows de lançamento e turnê do grupo 3namassa (Pupillo, Dengue/Nação Zumbi, e Rica Amabis/Instituto), e em 2010 gravou faixa para o segundo disco do grupo, para esse ano. No projeto, conheceu o guitarrista-compositor cearense Junior Boca, que tornou-se o seu guitarrista, produtor e diretor musical no disco e shows. Em 2009 gravou faixa para o projeto “Geração SP” (de Daniel Barra em projeto da lei Rouanet) com “Cuidadoso”, música de Barra, com quem a cantora divide vocais.

2011 foi efervescente para Barbara Eugenia, que participou da coletânea “Literalmente Loucas (Elas cantam Marina Lima)” na faixa “Por querer (todas)”; gravou uma versão de “Olhos nos Olhos” de Chico Buarque, como música-tema do filme “Abismo Prateado”, do cearense Karim Ainouz. Também participou das premiações VMB (ao lado de Marina Lima, Scandurra, Tulipa Ruiz, Nina Becker e Karina Buhr) e da Trip Transformadores (ao lado de Luiz Melodia, Wilson das Neves e Andréia Dias). Nesse 2012, além de trilhar o País em shows, participou do programa Som Brasil (Globo) em homenagem à musica brega dos 70’s no especial “Fogo e Paixão”,  que foi ao ar em julho.

Mais de Barbara Eugenia:


 
FINO COLETIVO  


 O sexteto de alagoanos e cariocas com Adriano Siri e Alvinho Lancellotti nos vocais, Alvinho Cabral  no violão, Daniel Medeiros no baixo, Donatinho nos teclados e Rodrigo Scofield na bateria, apresenta suas composições com repertório com mais de 20 canções a partir do premiado disco "Copacabana".

Formado por Adriano Siri e Alvinho Lancellotti (vocais), Alvinho Cabral (violão), Daniel Medeiros (baixo), Donatinho (teclados) e Rodrigo Scofield (bateria), começou em 2005, no Rio de Janeiro, de modo espontâneo em encontros inusitados entre os compositores alagoanos e cariocas. O papo fluía e as canções surgiram até a banda ser consequência da afinidade musical e pessoal da turma, que lançou o primeiro CD, homônimo, em abril de 2007 pela Dubas/Universal. O ótimo resultado se revelou na intensidade crescente do público e nos fartos elogios da crítica especializada, que apontou quase unanimemente o Fino Coletivo como uma das grandes novidades do ano, inclusive na lista dos 10 melhores discos pelo jornal O Globo, como também levaram os prêmios de Banda Revelação pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Rival Petrobras.
Após rodar o Brasil com o show do primeiro disco, o Fino Coletivo lançou em 2010 o CD "Copacabana", cujo amadurecimento musical incorpora valiosas novidades. O terceiro disco, em fase de escolha do repertório, tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2013.


FARRA NA CASA ALHEIA



  Sets especiais e intervenções festivas diárias com os DJs Guga de Castro, Rodrigo Fuser e convidados no 5º Jeri Sport Music Festival 

Iniciado em 2001, em Fortaleza, pelos DJs Guga de Castro e Marquinhos, o projeto cultural Farra na Casa Alheia se consolidou como autêntico e democrático espaço da música brasileira ao adotar o Buoni Amici’s Sport Bar como casa, em 2006. Em 2009, repaginado, o projeto tornou as festas mensais, e desde 2010  o DJ Rodrigo Fuser virou o parceiro no lineup de Guga de Castro. A festa de música brasileira com público médio de 850 pessoas, sempre traz bandas expoentes nacionais e abre espaço para locais, podendo citar entre as presenças, Mundo Livre S/A (PE), Moacyr Luz (RJ), Wado (RJ), Lucas Santtana (RJ), B Negão (RJ), Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), Pantch & As Rochas (CE), Eddie (PE), DJ Marcelinho da Lua (RJ), DJ Dolores (PE), MC Renato Biguli (RJ), Falcão (CE), Pinduca (PA), Aldo Sena (PA), La Pupuña (PA), Messias Holanda (CE), Daúde (RJ), Marku Ribas (MG).

A enorme repercussão junto à opinião pública e a programação musical diferenciada, fez com que a FARRA arrumasse as malas e desembarcasse em várias cidades do país. Participou de importantes eventos e festivais como o Porto Musical (Recife – PE), Festival de Jazz e Blues e o Festival Nordestino de teatro (ambos em Guaramiranga), Festival Se Rasgum no Rock (Belém – PA), Mostra de Artes do Cariri (CE, de 2004 a 2007), Circuito Ceará de Cultura, 1º e 2º Festival de Música da Ibiapaba (CE), Festival Vida & Arte em Fortaleza, como já integrou o Jeri Sport Music Festival em 2011 (Jericoacoara), entre outros. A Farra também já foi a outros projetos pelo Brasil, como o badalado Criolina (Brasília – DF), Sambacana Groove (Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP), Movimento Balanço (BH) e Ladeira Abaixo (João Pessoa/PB).

A “Farra”, como é conhecida, surgiu a partir de um propósito bem simples: difundir os diversos gêneros musicais produzidos no Brasil - do samba e vertentes ao carimbó e guitarradas, do norte do Brasil, como ainda as inúmeras batidas da rica tradição musical do Nordeste brasileiro (forró, maracatu, côco, ciranda, embolada); além de novas experimentações da recente safra de artistas brasileiros. Os DJs Guga e Fuser fazem incursões em vários estilos musicais, passeando pela World Music, black music, soul, disco, funk, hip-hop, o afro-beat, dubs, ska, latin music, balkan beats, kuduro, cumbia, entre outros.
Com 10 anos de atividade, tornou-se um dos projetos musicais mais bem sucedidos da noite de Fortaleza, uma concorrida e agitada forma de se divertir ao criar meio de interação do DJ com o público, como reinventando o conceito de “festa”. O próprio nome, bem brasileiro, sugere o teor das festas: uma verdadeira “farra brasileira na Casa Alheia” no melhor sentido.

FESTA FARRA NA CASA ALHEIA acontece no BUONI AMICIS SPORT BAR, na Praia de Iracema, no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar. A parceria com a Farra na Casa Alheia, levou o bar a alavancar entre 2006 e 2008 o melhor lugar para dançar e paquerar da cidade pela Revista Veja Fortaleza. 

PROGRAMA DE RÁDIO: FARRA RADIOFÔNICA – Em 2011 o projeto adentrou nos meios de comunicação de massa com um programa semanal na rádio Beach Park FM 101,7, às sextas, de 22h às 23h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário