quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Deneil Laranjeira lança o CD Irresistível Miudinho em Fortaleza




Pianista pernambucano resgata músicas de época  

Depois de lançar o disco “Irresistível Miudinho” nas cidades de Recife, Maceió e João Pessoa, o pianista recifense Deneil Laranjeira se prepara para dar continuidade à turnê do CD, apresentando o álbum em Fortaleza, no próximo domingo, 23, no foyer do Teatro José de Alencar, às 17h, com entrada gratuita. As treze músicas presentes no disco fazem uma releitura do trabalho do também pianista Alfredo Gama, músico pernambucano nascido no século XIX. Todas as faixas do CD “Irresistível Miudinho” já estão disponíveis para download gratuito através do site:www.irresistivelmiudinho.com.br.

Durante os espetáculos, Deneil costuma seguir duas vertentes, uma artística e outra didática. Na etapa artística, o pianista apresenta versões das peças de Gama, tais como “Miudinho”, “Valsa da Saudade” e “Vem Lili”, acompanhado pelos violoncelistas Mariza Johnson, Fabiano Menezes, Rozilda Vasconcelos e Pierre Gonçalves, e pelos percussionistas Gilberto Campello e Gilberto Sales. No total serão dezessete músicas, treze do CD “Irresistível Miudinho” e mais quatro outras composições do músico homenageado. 

Já na vertente didática, entre uma canção e outra, o pianista procura interagir com o público, contando um pouco sobre o processo de escolha das músicas, sobre o período histórico em que elas foram feitas, além de falar sobre a vida e a obra de Gama.





O disco, que passeia por gêneros variados, como valsa, tanguinho e marcha carnavalesca, apesar de não ser um trabalho autoral, tem a personalidade do músico estampada.  "Não procurem virtuosismo neste CD. Não foi isso que procurei", diz Deneil, que relê, revisita e reprocessa o repertório do compositor desde a instrumentação até os aspectos interpretativos. “O compromisso não é “arqueológico”, mas o de vivenciar um repertório de música brasileira de um compositor específico”, revela.  

Alfredo Gama (1867-1932) tido na época como "O Nazareth do Norte" em referência ao compositor Ernesto Nazareth, grande mestre do choro brasileiro, surgiu na vida de Deneil durante um breve encontro com Ariano Suassuna, há dez anos. O poeta, dramaturgo e romancista falou de Alfredo Gama, de quem o músico nunca tinha ouvido falar. Interessado, Deneil resolveu pesquisar sobre o pianista, e acabou descobrindo um rico acervo com 150 composições na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que o fascinou. No total, Gama possui mais de 250 músicas autorais. 

De acordo com o pianista, a música erudita serviu de base técnica para seu aprendizado em contrapartida ao conhecimento adquirido informalmente, na vivência que teve com músicos práticos: “A música erudita foi a escola, o resto foi aprendido na rua”, explica.  



Programação:

Fortaleza/CE
Data: 23 de setembro
Local: Foyer do Teatro José de Alencar
Horário: 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário