quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Guerra e Paz de PORTINARI no Centro de Eventos do Ceará

O painel "Guerra e Paz", de autoria do brasileiro Cândido Portinari, será exposto no mês de outubro, no CEC, em uma promoção conjunta entre a Fundação Portinari; o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará; e o Ministério do Turismo.

A obra é dividida em dois painéis de 10 metros de largura por 14 metros de altura cada um, totalizando uma superfície de 280 metros quadrados.

 

Foram confeccionados entre 1952 e 1956 e é a principal atração da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em New York - Estados Unidos.

Além do painel, a exposição vai contar com os cerca de 180 estudos e esboços feitos por Portinari e uma projeção multimídia, detalhando o processo de criação.

"Guerra e Paz" voltou ao Brasil em 2011, para restauro. No Brasil, além de Fortaleza, apenas Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo tiveram a oportunidade de receber esta que é uma das mais significativas obras de arte do mundo.

Após as mostras nestas cidades, o painel vai passar por uma mostra itinerante nos países componentes do bloco econômico BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), antes de voltar para a sede da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário