segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Porto Iracema das Artes promove Masterclass gratuito com o músico Alexandre Kassin


A Escola Porto Iracema das Artes realiza, nesta terça-feira, 01 de outubro, o 3º masterclass do Laboratório de Música, dando continuidade ao programa de formação dos cinco grupos musicais que preparam projetos de shows, com estreia prevista para abril de 2014. O convidado da vez é o produtor musical e multi-instrumentista Alexandre Kassin. O encontro acontecerá às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar. O Masterclass é aberto ao público, com direito à certificação. 

Considerado um dos mais importantes instrumentistas contemporâneos do Brasil, Alexandre Kassin tem uma trajetória profissional ligada aos mais importantes artistas do país, como Caetano Veloso, Marisa Monte, entre outros. Na Masterclass da próxima terça-feira, Alexandre Kassin falará sobre o processo de gravação de um disco, desde a concepção até a finalização. 

Considerado um dos mais importantes instrumentistas contemporâneos do Brasil, Alexandre Kassin tem uma trajetória profissional ligada aos mais importantes artistas do país, como Caetano Veloso, Marisa Monte, entre outros. Na Masterclass da próxima terça-feira, Alexandre Kassin falará sobre o processo de gravação de um disco, desde a concepção até a finalização. 

Além de participar do masterclass, o artista desenvolverá trabalhos de tutoria com os integrantes do Projeto "Da Funhouse para o Mundo", da banda rock Jonnata Doll e Garotos Solventes, um dos cinco grupos que se encontram em regime de imersão criativa no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. 

Para a Diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, o Masterclass inclui-se no programa dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, que ainda prevê orientações em grupo, oficinas e ensaios. "É o momento em que o projeto encontra-se com a cidade, com outros públicos que também se interessam por arte" – observa a diretora.
As inscrições podem ser feitas no site www.inscricoesportoiracema.com.br, ou no próprio local do evento: Auditório do Centro Dragão do Mar, a partir das 19 horas, da próxima terça-feira. 

O ARTISTA




Alexandre Kassin é produtor musical, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Formou, junto com Moreno Veloso e Domenico Lancelotti, o aclamado Combo +2. Integrou também a big-band Orquestra Imperial. Produziu discos de Totonho e os Cabras ("Sabotador de Satélite", 2001), Caetano Veloso e Jorge Mautner ("Eu não peço desculpas", 2002), Adriana Calcanhotto ("Cantada, 2002), Los Hermanos ("Ventura, 2003, e "4", 2005), entre outros. Em 2011, lançou seu primeiro disco solo, "Sonhando devagar".
Serviço: Masterclass do Laboratório de Música com Alexandre Kassin
01/10 – 19h - Auditório do Centro Dragão do Mar

Mesa de Bar no Boteco Original da Antônio Sales

Cantor Wesley Safadão, grande atração nacional, presença confirmada de amanhã no Mesa de Bar  




Toda quarta-feira, a partir do dia 2 de outubro, o Boteco Original Antônio Sales oferece a Mesa de Bar. O evento contará sempre com a participação do cantor Clauber Maryano e Jack Lima, apresentadora do Forrobodó, prolongando a alegria do seu programa para o Boteco. A cada quarta-feira, a Mesa de Bar recebe um convidado diferente. Nesta quarta, o cantor Wesley Safadão, grande atração nacional, confirma presença.


Jack Lima participará de todas as edições do evento

North Shopping Fortaleza lança primeira edição de sua revista Estação

Claudio Freire (superintendente do NSF), Roberta Barros (gerente de marketing do NSF) e Marcos Barbosa (gerente das lojas Renner do NSF) durante o evento. 


Roberta Barros, gerente de marketing do North Shopping Fortaleza, e Cika Kalixto, jornalista e Editora de Moda, celebraram nesta quinta-feira (26) o sucesso da primeira edição da revista Estação North Shopping Fortaleza. Na ocasião também foram inauguradas cinco ilhas de moda com looks inspirados nas tendências para a temporada Primavera 2013, que ficam em exposição em diversos pontos do shopping até o dia 06 de outubro.

Marcando em grande estilo o evento de lançamento da publicação e a exposição das ilhas, Cika ministrou a palestra “Como valorizar seu corpo”, no cinema do North Shopping Fortaleza. A Editora de Moda apresentou dicas de moda, bateu papo com os convidados e promoveu transformação do antes e depois de duas pessoas da plateia, que foram sorteadas e presenteadas com a transformação e um look completo do North Shopping Fortaleza. Além disso, os participantes aprenderam como fazer uma maquiagem para o dia a dia com o maquiador, Lincoln Walraven.

O projeto editorial da Estação North Shopping por Cika Kalixto prevê a publicação de quatro revistas por ano, cada uma voltada para as estações da moda: Primavera, Verão, Outono e Inverno. As edições virão recheadas de informações sobre as tendências e trarão dicas de moda e estilo, bem como orientações de como usar no dia a dia o que for apresentado nas principais passarelas de moda do mundo. A revista tem tiragem de 10 mil exemplares com distribuição gratuita e também pode ser lida em três totens digitais espalhados nos andares do North Shopping Fortaleza.

Canoa Blues reúne alguns dos maiores nomes do gênero nos próximos dias 11, 18 e 19 de outubro

Jefferson Gonçalvesdo Rio de Janeiro uma das atrações confirmadas 


A Praia de Canoa Quebrada vai se transformar no palco para os shows de alguns dos maiores nomes do Blues nacional, nos próximos dias 18 e 19 de outubro, sexta e sábado. A intensidade desse estilo musical de alma negra apresentado em um cenário paradisíaco faz do Canoa Blues o festival perfeito para quem aprecia música de qualidade. Atrações como o Blues Label (CE), Jefferson Gonçalves (RJ), The Headcutters (SC), Rodica (EUA), além de Diogo Farias e Marcelo Justa comandando uma jam session, prometem arrepiar o público com interpretações marcantes.

O festival, que está na sexta edição, já faz parte do calendário de eventos do Governo do Estado do Ceará e atrai, além de cearenses, turistas de diversos países. Este ano, uma novidade: o Canoa Blues antecipa um dia de apresentação e traz para Fortaleza a essência do Festival. No dia 11 de outubro, sexta-feira, o anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai receber os shows de Taryn Szpilman (RJ) e de Rafael Balboa (CE). 

Como em todos os anos, o Canoa Blues tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2013, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. Também haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela ONG Canoa Criança.

Para realizar um festival desse porte, a organização conta com diversas parcerias. Realizado pela 4 Blues Produções e Pavilhão da Magnólia, o Canoa Blues, este ano, é apresentado pela Indaiá, promovido pelo Instituto Nordeste 21 e conta com patrocínios do Sebrae, Diogo Farias Microfones Artesanais e Invest NE. O evento é apoiado pela ASDECQ, Assembléia Legislativa, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Governo Municipal de Aracati e Governo do Estado do Ceará.

Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.


PROGRAMAÇÃO CANOA BLUES 2013

11 de outubro, 21h - Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza)
  • Rafael Balboa (CE)
  • Taryn Szpilman (RJ)

18 de outubro, 22h - Polo de Lazer de Canoa Quebrada (Praia de Aracati)
  • Blues Label (CE)
  • Jefferson Gonçalves (RJ)

19 de outubro, 22h - Polo de Lazer de Canoa Quebrada
  • The HeadCutters (SC)
  • Rodica Weitzman (EUA)
 A partir da meia-noite               
  • Jam session com Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah) (CE)

AÇÕES DE ARTE EDUCAÇÃO

18 de Outubro, 16h - ONG Canoa Criança

  • Oficina de narração de histórias
  • Doação de livros para o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

ATRAÇÕES

Rafael Balboa - O guitarrista Rafael “Balboa” Vasconcelos começou a despontar no cenário musical cearense a partir de sua participação na Killer Queen, projeto de tributo ao Queen, que contava com diversos outros músicos conhecidos e respeitados no meio. Sua passagem anterior por diversas bandas e estilos contribuiu para que desenvolvesse uma maneira própria de tocar. Em 2010, criou o Block, trio de blues e rock clássico, no qual assumiu também os vocais. Com a experiência, passou a compor blues.

Taryn Szpilman - Nascida no berço de uma família musical, Taryn Zpilman tem o Jazz e o Blues em sua formação e se transforma numa verdadeira diva nos palcos. Considerada por diversos críticos como uma das maiores vozes do Brasil na atualidade, Taryn destaca sua crescente admiração e aprofundamento no Blues. Com três CDs lançados (Taryn, Bluezz e Negro Blue), a cantora atua também constantemente em TV e Cinema, com imagem e voz, tendo aparecido produções da Rede Globo, Disney e Globo Filmes. 

Blues Label - Liderada pelo guitarrista e vocalista Roberto Lessa e pelo tecladista Leonardo Vasconcelos , a Blues Label nasceu para realizar o sonho de um grupo de amigos que queria tocar a música popular centenária nascida dos lamentos, festejos e laboras afro-descendentes norte americanos. O trabalho e pesquisa apurados deram ao grupo livre trânsito por entre várias vertentes dessa música, além dos estilos musicais que provieram do Blues: Blues de raiz, Country-Blues, R'N'B, Jump, Blues Rock, Funk e Soul. É o que mostra seu extenso e variado repertório que vai de Charley Paton a Stevie Ray Vaughn, passando por Booker-T & The MG's, Muddy Waters e Robert Johnson, pagando ainda merecidos tributos a outros mestres. Há espaço ainda para desenvolvimento de um trabalho autoral no qual a banda faz Blues aliando inovação e tradição, abrindo-se para novas linguagens musicais, sem desprezar as raízes e ramificações do centenário estilo, nem as influências de cada integrante. 

Jefferson Gonçalves - Gaitista de primeira grandeza, o carioca fundou as bases de um rico diálogo entre distintos gêneros musicais, traçando não apenas paralelos, mas sobretudo interseções, que transformam similaridades e até mesmo diferenças num emaranhado muito bacana de harmonias, melodias e ritmos. É assim que as esquinas do Nordeste Brasileiro, sopradas pelos foles do centenário Gonzagão, se cruzam com as do Mississippi profundo, dedilhadas pelas cordas de aço de Muddy Waters. E as calçadas de Copacabana desembocam em fervilhantes ruas de Nova Orleans, ora dando a impressão de passar também pelas vielas de Fortaleza, Nova Olinda ou Recife. Sua última obra, o DVD “Encruzilhada ao Vivo”, traz composições próprias de Jefferson Gonçalves e em parceria com músicos/amigos, aliando a clássicos como Crossroads (Robert Johnson), Mellow Down Easy (Willie Dixon), Catfish Blues (Muddy Waters). 

The Headcutters - É considerada uma das mais renomadas bandas de Blues do Brasil. Com o timbre e a sonoridade dos anos 40 e 50, segue a linha das lendárias gravadoras de Blues de Chicago daquela época. O nome vem como uma homenagem aos grandes ídolos do Blues, Muddy Waters, Little Walter e Jimmy Rogers que no começo dos anos 50 eram chamados alusão a estes grandes mestres que são a grande fonte de inspiração da banda. Com shows contagiantes, muito carisma e performances empolgantes, a banda vem conquistando o público por onde tem passado. Tem como formação Joe Marhofer na harmônica e vocal, Ricardo Maca na guitarra e vocal, Arthur “Catuto” Garcia no contra-baixo acústico e Leandro "Cavera" Barbeta na bateria.

Rodica - Nascida em Boston, Estados Unidos, e radicada no Brasil, primeiro em Belo Horizonte, onde lançou seu trabalho de estreia em parceria com Sérgio Pererê - “Do Mississipi ao São Francisco”, e agora no Rio de Janeiro, Rodica é uma estudiosa da música popular americana e uma cantora ousada, que navega pelo Blues com bastante originalidade. Em “Blues in my Blood”, seu segundo disco, Rodica expõe a construção do blues, partindo de um diálogo frutífero entre múltiplas vertentes musicais – o folk, o jazz, o country e o soul. Rodica revela, ao buscar essa diversidade no repertório, que as várias expressões da música afro-americana, desde o “spiritual”, os “cânticos de trabalho e louvação”, até o Blues, são componentes de uma história muito rica em tradição, que atravessa os limites do tempo e do espaço. O instigante “Blues in my Blood” busca transcender o gênero, mesmo estando extremamente enraizado na rica tradição do Blues, pois é no eixo Blues que o álbum se define do início ao fim. O título do disco remete à força inquestionável que o Blues transmite, a partir de sua capacidade de se entranhar na alma humana e conectar emoções como o desejo, o amor, as perdas e a tristeza com intensidade e verdade. O Blues que ouvimos neste álbum corre pelas veias como o sangue.

Diogo Farias e Marcelo Justa - A dupla está junta desde 2003 e tem em seu repertório clássicos do Blues de Chicago, mesclando com baladas românticas que fizeram sucesso nas décadas de 60 e 70. Essa mistura foi a base do primeiro trabalho da dupla – Baladas & Blues, lançado em 2013, que traz um repertório acústico cheio de feeling. Em 2012, integraram, ao lado dos maiores bluseiros do Brasil,  o CD Belchior Blues, com a faixa Galos, noites e Quintais.


Canoa Quebrada

A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará. Com paisagem única e exuberante, a Canoa, que pertence ao município de Aracati, conta com excelente estrutura de mais de 80 hotéis. Além das belezas naturais dos pontos turísticos da região (Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas), a praia tem ainda com uma programação  cultural interessante para a noite. Na rua principal, a "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com variados tipos de gastronomia, além de diversos bares, nos quais os clientes costumam ficar até de manhã.


SERVIÇO:

Canoa Blues

11 de Outubro
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza
Shows: Taryn Szpilman e Rafael Balboa
Hora: 21 horas
Entrada gratuita

18 de Outubro
Local: Canoa Quebrada
Shows: Blues Label e Jefferson Gonçalves (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)
Hora: 22 horas
Acesso gratuito

19 de Outubro
Local: Canoa Quebrada
Shows: The Headcutters e Rodica Weitzman (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas | Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah), a partir da meia noite
Acesso gratuito


Informações: www.canoablues.com.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Iprede arrecada brinquedos para o Dia das Crianças

A instituição precisa de doações para que todas as crianças atendidas pelo instituto recebam um brinquedo em homenagem ao Dia das Crianças. No momento, a maior necessidade é de brinquedos para meninas.

O IPREDE, Instituto da Primeira Infância, está arrecadando brinquedos que serão distribuídos para a criançada durante todo o mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. Cerca de 150 crianças serão presenteadas diariamente pela instituição, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. No momento, a maior necessidade do Iprede é arrecadar brinquedos para meninas. “Para os meninos há sempre mais opções de brinquedos; uma bola ou um carrinho já os deixam felizes.” afirma Glória Marinho, diretora administrativa do Iprede.

O Iprede, é uma organização não governamental (ONG), dedicada a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam o fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e pobreza. As doações dos brinquedos podem ser feitas na sede do Iprede (Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários) de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

JOBIM JAZZ – TURNÊ Mario Adnet leva ‘Jobim Jazz’ para os palcos do Brasil

Projeto inspirado na obra de Tom Jobim ganha turnê nacional com participações

Depois de debruçar-se sobre a obra de Tom Jobim sob a ótica das cordas de uma orquestra em “Jobim Sinfônico” e trazer à luz as composições do maestro Moacir Santos no projeto “Ouro Negro”, o compositor e arranjador Mario Adnet agora leva o seu projeto “Jobim Jazz” – que abre justamente o diálogo de Tom com os naipes de Moacir – para os palcos de todo o país. Dividido originalmente em dois CDs, lançados em 2007 e 2011, o trabalho agora ganha vida ao vivo em uma turnê nacional a partir do próximo dia 25 de setembro, quando será a estreia no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com a presença de Daniel e Paulo Jobim.

Em seguida, a turnê Jobim Jazz viaja para Brasília (26/9) com a participação de Hamilton de Holanda; Salvador (28/9), onde terá a presença do maestro Letieres Leite; Recife (4/10); Fortaleza (5/10) com o renomado músico Jorge Helder; Porto Alegre (18/10), com o virtuoso violonista Yamandu Costa; Belo Horizonte (25/10), com o mineiro Lô Borges; e termina em São Paulo (31/10), com uma participação surpresa ainda não confirmada para a gravação de um DVD.

Com direção musical e arranjos do próprio Mario – também encarregado do violão no palco – a turnê Jobim Jazz conta com uma orquestra formada por 13 dos melhores músicos brasileiros e cobre cerca de 40 anos da obra de Antônio Carlos Jobim, que vai de meados da década de 50 até os anos 90, fase final da carreira do maestro. No repertório lapidado para as apresentações, um passeio pela carreira universal de Tom através de standards como “Wave”, “Samba do Avião”, “Surfboard”, “Mojave” e “Takatanga”, além de raridades como “Paulo Vôo Livre”e“Polo Pony”.

“Tocar justamente a música instrumental de Jobim, com músicos brasileiros maravilhosos, arranjos de metais e o molho completamente nosso, além de me alegrar a vida, dá a sensação de uma continuidade e da riqueza das misturas que resultaram em tantas novas e boas vertentes da música brasileira”, diz Adnet.
O jazz, que começou a dialogar com a bossa nova na década de 60, empresta sua identidade sonora mais forte, calcada nos sopros e no improviso, para a música de Tom Jobim. Mario faz uso desse intercâmbio musical para vestir com as cores do jazz um repertório sem obviedades e fruto de uma pesquisa profunda dentro do cancioneiro jobiniano. “A música de Jobim é de um espectro tão grandioso que pode agradar todo tipo de público”, afirma Adnet.

A Orquestra Jobim Jazz                é formada pelos músicos Marco Nimrichter (piano e acordeon), Jorge Helder (baixo acústico), Ricardo Silveira (guitarra), Antonio Neves (bateria), Mafram do Maracanã (percussão), Eduardo Neves (flautas), Danilo Sinna (sax alto), Marcelo Martins/Josué Lopes (sax tenor), Henrique Band (sax barítono), Jessé Sadoc/Diogo Gomes (trompete), Everson Moraes/Wanderson Cunha (trombone), Philip Doyle (trompa) e Mario Adnet (violão, arranjos e direção musical).            


Sobre Mario Adnet

Compositor, violonista, arranjador e produtor carioca, Mario atua profissionalmente desde 1980, quando foi lançado o disco Alberto Rosenblit & Mario Adnet”. Em 1984, lançou seu primeiro disco solo, “Planeta Azul”. Nos anos 90, passou a ser gravado no exterior por intérpretes como Lisa Ono, Joyce, Charlie Byrd, Chuck Mangione, entre outros. Dez anos depois, Tom Jobim incluiu em seu último álbum, “Antonio Brasileiro”, o arranjo de “Maracangalha” (Dorival Caymmi) feito por Adnet, o que projetou seu trabalho. Em 2001, foi lançado o projeto “Ouro Negro”, um cd duplo – feito ao lado do músico Zé Nogueira – em cima da obra de Moacir Santos. Em 2004, Mario recebeu o Grammy Latino pelo CD duplo “Jobim Sinfônico”, com Paulo Jobim. Com uma trajetória intensa, Mario gravou os dois volumes de Jobim Jazz em 2007 e 2011, o que lhe rendeu – com o “+ Jobim Jazz” - a indicação de melhor arranjador na edição do Prêmio da Música Brasileira 2012. Recentemente, na edição 2013, foi vencedor em duas categorias: a de melhor projeto especial e melhor arranjador pelo CD “Vinicius e os maestros”. Mario também concorria – sendo este um feito inédito na história do prêmio – com outros dois trabalhos: “Amazônia – Na Trilha da Floresta” e “Um Olhar Sobre Villa-Lobos”. Indicado ao Grammy Latino com o cd Um Olhar Sobre Villa-Lobos.


Jobim Jazz – turnê nacional:


Idealização, direção musical e arranjos – Mario Adnet
Assistentes de direção – Joana e Antonia Adnet            
Coordenação geral – Mariza Adnet – Flor de Manacá Produções Culturais        
Produção executiva – Ruby Núñez – Núñez Gestão de Projetos            

SERVIÇO

MARIO ADNET – TURNÊ JOBIM JAZZ
Local: Teatro Via Sul (Shopping Via Sul) – 21h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia)
End: Av Washington Soares, 4335 | Água Fria – Fortaleza-CE
Tel para informações: (85) 3052.8027

Forma de Pagamento: Dinheiro e cartões de débito e crédito
Funcionamento da Bilheteria: De 3ª a dom, das 14h as 18h.
Acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais em cadeira de rodas.



SOU convida o Ceará a conhecer um novo jeito de consumir


 A marca pretende envolver as pessoas com um Espaço para educar, interagir e transformar as atitudes do dia a dia.

A sociedade já começou a discutir novos jeitos de consumir e viver a vida. Atitudes cotidianas e o próprio consumo estão sendo reinventados: estão mais colaborativos, mais compartilhados, mais otimistas, com escolhas pautadas em sentido e propósito. Em todo o mundo, surgem movimentos criativos que trazem a prática desse novo modelo de consumo. Pensando nisso, a Natura, através da linha SOU, apresenta ao cearense esse novo conceito. O Espaço SOU Para Todos Nós propõe ao consumidor refletir sobre suas escolhas e conhecer uma nova forma de consumir.

O Espaço SOU Para Todos Nós está montado na Praça do Telão do Shopping Iguatemi Fortaleza, sendo composto por três momentos formando a marca de SOU (Letra S, Letra O e Letra U). Em cada uma dessas letras, haverá uma interação diferente para transmitir os conceitos da linha - tanto de prazer, quanto de produção inteligente - e das novas formas de consumo.

A experiência se divide em três etapas. No primeiro momento, o consumidor é provocado a “DESPERTAR PARA UMA NOVA FORMA DE CONSUMO”, em seguida, ele interage com o processo inteligente de produção e concepção de SOU, que aponta para as soluções sustentáveis do produto (COMO NINGUÉM PENSOU NISSO ANTES?), e por fim,  é apresentado a um espaço de experimentação em que o público poderá conhecer os sabonetes líquidos e hidratantes corporais da linha concebida para consumo consciente.

Ao final da vivência, o consumidor será convidado a mudar de atitude: em troca de um comportamento mais consciente e sustentável, recebe um item de SOU, que ele escolhe de acordo com a sua necessidade. O Espaço SOU Para Todos Nós ficará no Shopping Iguatemi Fortaleza até o dia 29 de setembro, sempre no mesmo horário de funcionamento do local.

Serviço:
Espaço SOU Para Todos Nós
Dia: Até 29 de setembro
Local: Praça do Telão – Shopping Iguatemi Fortaleza(Avenida Washington Soares, Nº 85 – Fortaleza/Ce)

Sobre SOU



FÓRMULA–SOU tem tudo o que é importante para atender os benefícios valorizados pelo consumidor com máximo prazer e qualidade Natura, mas sem excessos. A diretriz para o desenvolvimento dos produtos foi trazer o que é essencial – fórmulas que priorizam o uso de matérias-primas de origem renovável, hidratação 24h, textura envolvente, deliciosa fragrância. Por isso, a fórmula de SOU possui menor número de ingredientesnão tem corante e traz fragrância com assinatura olfativa única para toda a linha.

A fragrância foi desenvolvida por Veronica Kato, perfumista in house da Natura, em parceira com perfumistas internacionais especialistas em produtos de uso diário. “O nosso desafio foi criar uma fragrância que fosse ideal para o uso diário, atendesse aos gostos de homens e mulheres e, ao mesmo tempo,combinasse com produtos de corpo, banho e cabelos”, explica Veronica. O coração olfativo único para toda a linha tem notas frescas de ervas na saída e notas de fundo com toques florais e cremosos, que trazem a sensação de cuidado. A intensidade das notas de fundo varia conforme a entrega funcional ou sensorial do produto.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Festival leva música, oficina de reciclagem e contação de histórias ao Dragão do Mar

Esquadrão TANG


O evento faz parte do Reciclar é Show, projeto da marca Tang, que une música e reciclagem em escolas públicas de todo Brasil


No dia 29/09 (domingo), o festival Tang Reciclar é Show será atração no Centro Cultural Dragão do Mar. O evento abordará música e reciclagem por meio de oficina de imaginação - espaço com contação de histórias lúdicas -, oficinas de reciclagem, oficina de batuque, além do show com a Esquadrão Tang, formada por músicos recifenses, entre eles Thiago Hoover e Peu Lima. A entrada é gratuita e o Festival começa a partir das 16h.

 O evento, desenvolvido pela marca de refrescos em pó Tang, faz parte do programa "Reciclar é Show", que ensina música e reciclagem a mais de cinquenta mil crianças de 100 escolas públicas de todo o Brasil. Só no Nordeste, participam 50 instituições de ensino - metade do número total de escolas participantes do projeto – das cidades de Recife (PE), Vitória de Santo Antão (PE), Salvador (BA), Feira de Santana (BA) e Fortaleza (CE). A maioria das unidades não possui programas de música instituídos na grade de atividades dos alunos, e o projeto deverá iniciá-las.

O festival foi criado com o objetivo de divulgar o que foi vivenciado nas escolas durante os quatro meses de projeto (maio, junho, julho e agosto), disseminar a importância da música e da reciclagem para a população em geral, além de proporcionar momentos de interação entre as crianças e seus familiares.

Anderson Augusto - Oficina de Reciclagem


Na programação, além das oficinas de batuque, que serão comandadas pelas Fadas Magrinhas Aninha e Lulu, o professor de música, Anderson Augusto, especializado no processo de musicalização infantil, apresentará aos pequenos a transformação de embalagens reutilizáveis em instrumentos musicais. Na oficina de imaginação o artista Luciano Pontes e o grupo de Fortaleza, Zip Zap, serão os responsáveis pela contação de histórias. Além disso, um vídeo com o trabalho realizado pelos educadores musicais nas escolas será apresentado durante o show infantil com artistas locais.

Serviço:
Festival Tang Reciclar é Show
Domingo, 29/09, a partir das 16h
Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura
 Entrada gratuita

Sobre Mondelēz Brasil
Mondelēz International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui seis fábricas, nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 12 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelēz International tem uma receita anual de aproximadamente U$ 36 bilhões e opera em mais de 80 países. Visitewww.mondelezinternational.com/br.

Empresários cearenses têm encontro com especialista em gestão de empresas familiares


Na próxima segunda-feira, dia 30, os empresários cearenses têm encontro marcado com a maior autoridade em gestão de empresas familiares, John Davis. O especialista está em Fortaleza para o Seminário da HSM, feito em parceria com o Instituto Empresariar para palestrar para grandes grupos empresarias no encontro que será no La Maison Coliseu, das 9h às 18h30. 

As inscrições para participar do seminário estão abertas pelo site www.hsm.com.br.

Free Shop de Carnes abre em Fortaleza com cortes nobres



De acordo com pesquisa feita pela consultoria em agronegócios Informa Economics FNP, os consumidores estão cada vez mais à procura de garantia da maciez, sabor e origem da carne que vai consumir.  E é apostando nessa ideia, que o restaurante Buffalo Bill inaugura com exclusividade em Fortaleza, o Buffalo Bill Free Shop. O local abre as portas para oferecer carnes de cortes nobres certificada.

Único representante no Nordeste da VPJ alimentos, empresa do estado de São Paulo. O Free Shop será inaugurado no próximo dia 2 de outubro, às 19h, com a presença do Antonio Augusto R. Miranda, diretor da VPJ Alimentos.  O estabelecimento funcionará no anexo do restaurante Buffalo Bill Steack House localizado na Avenida Barão de Studart, 1040, Aldeota.

Os sócios Italianos Alberto Martinelli, Luciano Aceto e Dario Collini apostam em mais um empreendimento na capital do Ceará. Eles acreditam no potencial que tem se formado devido os avanços no Estado e o aumento da renda da população que estar a procura de produtos de qualidade, conforto e exclusividade. “Com a economia estável as classes emergentes consomem mais e querem qualidade em sua mesa”, completa Alberto.

Alberto Martinelli que foi Executive Corporate Chef da Costa Cruzeiro, Executive Chef em Disney e Princess Cruise Line, Restaurantes e hotéis cinco estrelas na Europa e em Fortaleza, atuou como Consultor Executivo no restaurante Jardim do Alchymist.


Com uma lista de variedades o Free Shop será o primeiro em Fortaleza a vender carnes de Black e Red Angus certificadas pela Associação de Criadores de Angus e pelo Ministério da Agricultura. Entre os cortes irá oferecer T-Bone; Prime Ribe; Picanha; Assado de Tira; Panceta de Leitoa; French Rack de Cordero Prime; Porter House o Bisteca Fiorentina, Ribeye, e futuramente, azeite extra virgem de oliva e massas Italiana, vinhos, espumantes, champagnes e cerveja artesanal nacionais e internacionais.

O espaço tem 70m² com infraestrutura confortável e requinte para selecionar os melhores cortes de carnes para pratos especiais e churrasco entre amigos. Os sócios acreditam no aumento do consumo de luxo na capital e na busca incessante por produtos de alta qualidade.  Com a experiência do sócio Alberto Martinelli que foi Executive Corporate Chef da Costa Cruzeiro, Executive Chef em Disney e Princess Cruise Line, Restaurantes e hotéis cinco estrelas na Europa e em Fortaleza, atuou como Consultor Executivo no restaurante Jardim do Alchymist.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

North Shopping Fortaleza investe em ações de moda

Cika Calixto

O North Shopping Fortaleza investe em duas grandes ações de moda ainda este mês. A primeira é o lançamento da revista Estação North Shopping Fortaleza por Cika Kalixto, no próximo dia 26, em evento para convidados e clientes do shopping. No mesmo dia também serão inauguradas cinco ilhas de moda com looks inspirados nas tendências para a temporada Primavera 2013, que ficam em exposição em diversos pontos do North Shopping Fortaleza até o dia 06 de outubro.


Dados especiais para sua coluna


“Tínhamos como objetivo falar mais profundamente sobre moda, quais as tendências de cada estação, looks, maquiagens, enfim, tudo que o nosso cliente quer saber, de uma forma clara e prazerosa. Queríamos também proporcionar aos nossos clientes uma maneira fácil de encontrar os produtos que eles procuram, facilitando o dia a dia tão corrido de todos nós”, afirma a gerente de marketing do North Shopping Fortaleza, Roberta Barros.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Fortaleza recebe visita técnica do projeto “Seleção Destino”



O Fortaleza Convention Bureau, em parceria com a Naja Turismo, recebeu a Presidente da ABEOC de Pernambuco, Tatiana Marques, para uma visita técnica do Projeto “Seleção Destinos”. O Projeto, que atingirá 25 cidades brasileiras, avalia o potencial dessas cidades para a promoção de eventos. Em Fortaleza, Tatiana Marques conheceu o Centro de Eventos do Ceará e a Arena Castelão. Foto: Milena Auip (FCVB); Socorro Saraiva e Alda Bauer (Naja Turismo); Tatiana Marques (ABEOC-PE).






Dragão do Mar abre exposição com fotografias modernistas da Coleção Itaú amanhã




No dia 25 de setembro de 2013, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre a exposição Moderna Para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú. Com curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava, produção e organização do Itaú Cultural, a exposição remonta aos anos de 1940 a 1970, quando, na esteira do modernismo europeu e americano, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica. Com um total de 86 imagens, de 23 artistas, o recorte mergulha, sobretudo, no movimento fotoclubista brasileiro. A Mostra tem acesso gratuito e segue aberta até a 24 de novembro, com visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30).

As obras compõem um recorte da Coleção de Fotografia Modernista Brasileira do Itaú, já exibida em Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, Assunção, no Paraguai e Cidade do México. Recentemente, o acervo adquiriu também cinco novas obras de dois artistas - duas do catalão radicado em São Paulo, Marcel Giró, morto em 2011, e três do paulista Paulo Pires, que serão exibidas pela primeira vez em Fortaleza.

De Giró, a Coleção Itaú incorporou Esboço Botellas. Para o curador, ambas são altamente representativas dentro da fotografia modernista.  “Esboço, por exemplo, é uma das obras mais delicadas da coleção”, diz ele. “É um ícone do movimento onde um inofensivo lago com plantas aquáticas refletidas se transformam em uma sinfonia de traços”, conta ele. “Isso  dá uma especial delicadeza ao jogo com as formas, tão inerente ao movimento da fotografia moderna.”

Pintor, Ascensão e Asfalto são as novas imagens de Paulo Pires, um pintor, segundo o curador, que era um grande laboratorista pelo qual se destacava neste grupo. “As obras dele, como Ascensão, são um exercício de alquimia de laboratório da mais alta qualidade”, observa Cannabrava.  “Ao trabalhar técnicas sobre o negativo e o positivo ele construia desenhos como se fossem resultado da ponta seca de um gravurista”, completa.

Este fotógrafo expôs pela primeira vez em 1950, no Foto Cine Clube Bandeirante, e fundou, posteriormente, o Íris Foto Grupo de São Carlos. Além de sua alquimia como laboratorista, ele incorpora dois elementos à sua fotografia: o banal, que pode ser visto em Composição com Torneira, e a metrópole paulistana em vertiginoso crescimento, com seu trabalho sobre o Copan de Niemeyer, como ser observa na foto Linhas. “Esta imagem mostra o desnudamento do símbolo maior da cidade de São Paulo, o Copan, ainda em andaimes de madeira”, assinala Cannabrava.

Fotoclubismo
Cannabrava explica que  o fotoclubista brasileiro teve início em São Paulo, no Foto Cine Clube Bandeirante, em 1939, e se alargou para outros fotoclubes da cidade. Em geral, era composto por fotógrafos amadores que, livres das obrigações de um trabalho comercial, puderam experimentar e quebrar regras.  Nesses núcleos aterrissaram artistas como Geraldo de Barros, José Yalenti e German Lorca, todos presentes na exposição. “Nas imagens, encontramos as buscas por formas e volumes, abstracionismos e surrealismo, em uma evidente influência das antigas vanguardas europeias”, conta o curador.

Os trabalhos destes artistas começaram pictorialistas, imitando os padrões da pintura do século XIX. Com o desenvolvimento e crescimento econômico do país, desembocaram no celeiro da fotografia moderna brasileira, a chamada Escola Paulista. “As obras parecem uníssonas, montadas para um único ensaio fotográfico porque tem forte unidade temática, divididas em dois grupos: cidades ou formas, sejam elas geométricas, elaboradas ou simétricas”, explica Cannabrava. “A partir deste momento, texturas, contraluzes, enquadramentos sóbrios, linhas, solarizações, fotomontagens, fotogramas, entre outros tópicos, passam a integrar o vocabulário criativo”, afirma.

Vale observar, também, que a maioria dos membros dos fotoclubes era de imigrantes de origem europeia, como o citado Marcel Giró, ou descendentes refugiados das guerras do hemisfério norte, estabelecendo no Brasil uma produção com olhar mais otimista e de esperança no futuro, distante de assuntos sociopolíticos que predominavam nos trabalhos da época, e diferenciando-se do movimento europeu focado nas dificuldades sociais.

Segundo Cannabrava, este grupo se antecipou ao atual universo dos blogs, facebooks e flickrs montando o que poderia ser chamado de primeiras redes sociais de que se tem conhecimento na área de fotografia. Por meio de salões, catálogos e concursos formaram uma teia internacional que divulgava a produção nos grandes centros da fotografia mundial e também no Brasil.

Algumas obras
Reflexo, produzida em 1950 por José Yalenti, passou a incorporar a Coleção Itaú no ano passado. Elas são apontadas por especialistas como exemplos para validar porque ele é reconhecido como mestre da contraluz e da geometrização de motivos. Entre as 18 obras do fotógrafo presentes na mostra, vale destacar também Paralelas e Diagonais, por meio das quais o espectador se depara com formas inusitadas, migrando o tempo todo de uma intenção abstracionista a um surrealismo inesperado.

O abstrato-geométrico de Ademar Manarini faz par perfeito com Arabescos em Branco, de Gertrudes Altschul, rara representante do gênero feminino no fotoclubismo deste período. Se junta a este grupo a imagem Formas, de Eduardo Salvatore, de quem vale ressaltar o importante papel no cenário fotoclubista como um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante. Rubens Teixeira Scavone, em Abstração #5, completa o conjunto, em uma foto eternamente contemporânea de cartazes rasgados.

Artistas e quantidade de obras: Ademar Manarini (9), André Carneiro (1), Chakib Jabour (1), Délcio Capistrano (1), Eduardo Enfeldt  (1), Eduardo Salvatore  (1), Francisco Albuquerque (1), Francisco Quintas Jr. (1), Georges Radó (4), Geraldo de Barros (4), German Lorca (12), Gertudes Altschul (3), Gunter E.G. Schroeder (2), João Bizarro da Nave Filho (1), José Oiticica Filho (1), José Yalenti (18), Julio Agostinelli (1), Lucilio Correa Leite Júnior (1), Marcel Giró (2), Osmar Peçanha (3), Paulo Pires (16), Rubens Teixeira Scavone (2), Tufi Kanji (1)

SERVIÇO: abertura da exposição “Moderna Para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú”
Dia 24 de setembro de 2013, às 19h, nas salas do piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Mostra em cartaz até 24 de novembro, com visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito e classificação livre.