A cidade de Guaramiranga no Maciço de Baturité sedia mais uma vez o evento que mostra a sustentabilidade como uma forma de mudar a vida de comunidades. A segunda edição do Viva Guará une a beleza da paisagem e o clima aconchegante à um evento com oficinas, exposição, workshop voltados para o meio de vida sustentável, envolvendo temas como artesanato, reaproveitamento alimentar, biojóias, turismo sustentável, educação ambiental, entre outros assuntos. O evento acontece de 26 a 28 de julho e é uma realização do Sebrae e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará. A programação tem ainda as Rodadas Negócios, atividade que promove o encontro entre empresas compradoras e fornecedoras, incentivando a criação de grandes parcerias no mercado de agricultura biológica e artesanato.
Este ano, o evento vem com o objetivo de incentivar e valorizar os produtores culturais e a gente da terra que planta e cuida deste cinturão verde. A organização foi em busca de uma geração de profissionais conscientes de sua atuação na preservação do patrimônio histórico e ambiental, capaz de inovar em negócios sustentáveis, produtos e serviços. Um séquito de profissionais de diversas áreas, educação, agricultura, energia, arquitetura e construção, design, cosmetologia, gastronomia e turismo, que fazem a diferença no mundo da sustentabilidade.
O Viva Guará tem em sua estrutura, montada no centro do município de Guaramiranga, 35 expositores, dos quais cinco fazem parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Eco-nomia Criativa. Criado em 2013, o Programa trabalha junto às comunidades agro artesanais dos municípios de Guaramiranga, Capistrano, Itapiuna, Serra do Evaristo e Baturité com projetos que procuram garantir a recuperação e a conservação dos recursos naturais, o fortalecimento da identidade cultural e o fomento de modelos sustentáveis de produção e de uso de matéria-prima que promova uma melhoria da qualidade de vida em harmonia e equilíbrio ambiental.
Na programação ainda há um total de onze oficinas com inscrições abertas e gratuitas para a população cearense. Entre os temas abordados estão Reaproveitamento Alimentar, Cosmetologia Orgânica, Biojóias, Moda com Ofícios Artesanais, Novos Materiais e Soluções de Construções Sustentáveis, Agricultura Natural, Brinquedos Educativos, Horta Caseira e Vida Saudável, Educação Ambiental e Certificação Produtos Orgânicos. No primeiro dia do evento haverá ainda o 1º Workshop Regional de Turismo Sustentável. Todas as inscrições podem ser feitas através do site: http://www.vivaguara.com.br.
O Viva Guará II cede espaço ainda para atrações culturais onde artistas regionais se apresentam nos dias 26 e 27 de julho. Enquanto na sexta (26) às 18h o Reisado abre a programação que conta ainda com a Orquestra Eleazar de Carvalho, Choro na Calçada, Fladiana Ruiz & Banda e Davi Duarte; no sábado (27), os shows começam às 20h com as bandas Rio de Cordas, Jazerra Trio e Banda Ritmus.
As Rodadas de Negócios tem como objetivo facilitar a aproximação e o intercâmbio comercial entre empresas, possibilitar o acesso a novos mercados e aproximar ofertantes e demandantes de produtos e serviços. Para participar da Rodada de Negócios, o empresário deve procurar o SEBRAE ou a organização do evento e preencher um cadastro com informações sobre o perfil de sua empresa. No Viva Guará 2013 a Rodada de Negócios conta com a participação de produtores dos mais diversos produtos e matérias-primas como castanha de caju, farinha de mandioca, flores, doces, rapaduras, polpas de frutas e até mesmo carvão vegetal. No mercado de artesanatos há cerca de 40 produtos com grande variedade de materiais: bambu, bananeira fibra natural, madeira, bordados, cipó, tecido, pedras semi-preciosas, MDF e sabonete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário