quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Musical sobre Luiz Gonzaga chega a Fortaleza

Musical “Gonzagão, a Lenda” será apresentado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro no Anfiteatro do Dragão do Mar em Fortaleza (CE).

Fevereiro de 2014 - Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, a cidade Fortaleza, receberá o musical “Gonzagão, a Lenda”, espetáculo de produção carioca sobre a vida de Luiz Gonzaga que já ganhou diversos prêmios, como Shell (melhor música), APTR (melhor produção), FITA (melhor espetáculo, direção e figurino) e Qualidade Brasil (Melhor espetáculo). As apresentações em Fortaleza tem patrocínio do Ministério da Cultura e Petrobras.
O musical  “Gonzagão, a Lenda”, idealizado pela produtora Andréa Alves, com texto e direção de João Falcão,  é uma homenagem ao grande ícone da cultura brasileira. Há um ano em cartaz e com diversos prêmios e lindas críticas na bagagem, o espetáculo foi visto por cerca de 65 mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo e vem realizando turnê pelo Nordeste. 
Sobre o espetáculo - Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.
“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, diz Falcão, que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.
A opção por uma abordagem teatral, não enciclopédica, fica explícita logo no início da peça, quando uma trupe se apresenta para contar a “lenda do Rei Luiz”. Os atores desta trupe anunciam que encenarão uma história iniciada “no sertão do Araripe lá pelos idos do século XX”.
As referências são maciçamente nordestinas, sobretudo pernambucanas. Luiz Gonzaga nasceu no município de Exu, de onde saiu aos 17 anos para ganhar o mundo. João Falcão também é de Pernambuco, da cidade de São Lourenço da Mata. “A festa mais importante da minha casa era a de São João, e São João era Luiz Gonzaga. Ele era patrimônio do povo, mais do que qualquer outro artista. Poucas músicas que estou usando no espetáculo descobri agora. A maioria eu sabia de cor, já sabia tocar”, conta ele, que também é compositor.
Na história do rei do baião, João Falcão se permitiu rebatizar duas mulheres importantes da vida do músico, Nazarena (o primeiro grande amor) e Odaléa (a mãe de Gonzaguinha) como Rosinha e Morena, respectivamente, nomes que aparecem em músicas do compositor. E ainda se permitiu criar um encontro que nunca aconteceu: Luiz Gonzaga e Lampião, dois mitos nordestinos. Também há espaço para se falar da originalidade de Gonzaga, um artista que, a partir dos ensinamentos de seu pai, Januário, criou em sua sanfona um gênero, o baião, e o transformou em sucesso e patrimônio nacionais.
Dentre as cerca de 40 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”. De acordo com a linha não dogmática de todo o espetáculo, o não ficou preso à estrutura básica do forró, que é sanfona-triângulo-zabumba. No conjunto dos quatro instrumentistas virtuoses que atuam no palco, há, além do sanfoneiro (Rafael Meninão) e do percussionista (Rick De La Torre), um violoncelista (Daniel Silva) e um rabequeiro e violeiro (Beto Lemos). Os arranjos de todas as músicas foram elaborados pelos quatro músicos, que por conta da longa temporada estão em grande sintonia e presenteiam a plateia com improvisos em todas as apresentações, um privilégio para o espectador e uma renovação diária para a montagem. Beto Lemos rouba a cena em “Assum Preto”, em um solo de rabeca que já foi aplaudido durante cinco minutos em cena aberta.
 
“Gonzagão, a Lenda”
Local: Anfiteatro Dragão do Mar
Data: dias 21, 22 e 23 de fevereiro
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo às 19h
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SAN LORENZO – Shoes & Bags será inaugurada no Shopping Aldeota

Fortaleza ganha uma nova e exclusiva loja de calçados e acessórios, a San Lorenzo.


A San Lorenzo foi idealizada pela empresária Fernanda Goersch, uma grande conhecedora e apreciadora de calçados, que já tem experiência no segmento de serviços, como franqueada da Sapataria do Futuro. Sua paixão por sapatos a moveu a concretizar um sonho de abrir a loja em sociedade com seu filho, João Goersch.

Localizada no piso L0 do Shopping Aldeota, a elegante loja tem projeto assinado pela arquiteta Ana Cláudia Sá, com execução pelo profissional José Alves Dias. O espaço é requintado, em tons de bege, com sofás, carpete, lustres e espelhos. Um diferencial é que a loja é totalmente aberta, sem vitrines, convidando assim o cliente a entrar e poder apreciar os belos calçados e acessórios expostos nas amplas prateleiras.

Uma TV de plasma apresentando shows proporciona um toque a mais ao elegante ambiente. A linha de produtos é formada por calçados, bolsas, carteiras, cintos e bijouterias. Na San Lorenzo, os calçados de marca própria, são refinados e exclusivos, em grade pequena, com numeração do 34 ao 39. São provenientes de fornecedor especial em

Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, grande referência em manufatura calçadista no Brasil. Todos os calçados primam pela beleza, conforto e acabamento perfeito e são minuciosamente escolhidos pela sócia Fernanda.

As bolsas são das conceituadas marcas Saava e Rogério Lima. Muitas delas usadas por artistas globais nas novelas e no dia a dia. As carteiras são das grifes Saava e Celso Afonso. Os cintos são de Marcos & Rudy e as bijouterias assinadas por Heliana Lages.

A simpática e treinada equipe de vendas é formada por quatro profissionais. A escolha do nome San Lorenzo foi pensada nos mínimos detalhes, pois remete à Itália, um dos berços da moda calçadista europeia e também relembra os tempos em que Fernanda e família residiram em Milão.

A San Lorenzo funciona dentro dos horários do Shopping Aldeota: segunda a sábado, das 10hs às 22hs. Domingos, das 14h30 às 20h30.

Aceita os cartões de crédito Visa e Master.

A loja já está em pleno funcionamento e o coquetel de lançamento, para convidados, está agendado para dia 6 de fevereiro.
Serviço

San Lorenzo – Shoes & Bags

Shopping Aldeota

Av. Dom Luis, 500 / Piso L0 / Loja 17

Fone: 85 3458-7078

Fortaleza - CE

Facebook : sanlorenzoshoes

Instagram: sanlorenzoshoes